
O público geralmente busca no utilitário esportivo a sensação de segurança que o veículo mais alto passa. Só que esse porte nem sempre é garantia de espaço na cabine e, principalmente, no porta-malas.
Veja os SUVs compactos com os menores e maiores compartimentos para bagagens, levando-se em consideração a capacidade em litros padrão VDA e volumes até a linha de cintura.
12. Chevrolet Tracker

Porta-malas | 306 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 416 kg |
Preços | R$ 92.590 (LT) e R$ 104.290 (Premier) |
Motor | 1.4 turboflex, de 153/150 cv |

O modelo importado do México tem porta-malas estreito devido, principalmente, ao desenho que afunila a traseira.
As caixas de rodas e a tampa inclinada colaboram pouco para o compartimento, que abriga com dificuldades uma mala grande.
11. Jeep Renegade

Porta-malas | 320 litros, exceto Trailhawk, com 273 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 400 kg |
Preços | de R$ 72.990 (Custom 1.8) a R$ 139.990 (Trailhawk 2.0 4×4) |
Motores | 1.8 flex, de 139/135 cv, e 2.0 turbodiesel, de 170 cv |

Aspecto mais crítico do líder do segmento, o compartimento de bagagens do Renegade é quase cenográfico.
Estreito dos lados e sem profundidade, só não é pior graças ao desenho mais quadrado do SUV feito em Goiana (PE).
>> A grana tá curta para um SUV compacto? Veja 11 hatches aventureiros
E também ao estepe de uso temporário, com exceção da topo de linha Trailhawk, que, com pneu sobressalente igual ao conjunto originall, oferece parcos 273 litros.
10. Citroën C4 Cactus

Porta-malas | 320 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 400 kg (1.6 manual) e 350 kg (automáticos) |
Preços | de R$ 69.990 (Live 1.6) a R$ 99.990 (Shine 1.6 THP Pack AT) |
Motores | 1.6 flex, de 122/115 cv, ou 118/115 cv e 1.6 turboflex, de 173 cv |

O Cactus é um carro muito moderninho e gostoso de dirigir, mas não se empolgue na hora de arrumar as malas.
Leva 320 litros, o suficiente para uma bagagem grande e, com jeitinho, uma outra pequena.
Tem também o acesso, bastante alto, que requer aquele esforço extra na hora de colocar os volumes.
9. Chery Caoa Tiggo 5X

Porta-malas | 340 litros |
---|---|
Capacidade de carga | NI |
Preços | R$ 86.990 (T) e R$ 96.990 (TXs) |
Motor | 1.5 turboflex, de 150/147 cv |

O Caoa Chery Tiggo 5X feito em Jacareí (SP) se vale de bom custo-benefício e porta-malas pouco maior que o do Cactus, mas não dá para se animar muito.
As caixas de roda atrapalham a acomodação da bagagem e a marca não informa a capacidade de carga do SUV.
>> Governo oficializa as novas regras para tirar a CNH; veja o que muda
8. Peugeot 2008

Porta-malas | 355 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 436 kg |
Preços | de R$ 69.990 (Allure 1.6) a R$ 99.990 (Griffe1.6 THP) |
Motores | 1.6 flex, de 118/115 cv e 1.6 turboflex, de 173/ cv |

O crossover acabar de ganhar uma reestilização no Brasil e, finalmente, o motor 1.6 turbo associado ao carro câmbio automático de seis velocidades.
A Peugeot confia que essa combinação possa alavancar as vendas do 2008, que entrega um conjunto bem interessante.
O aperto do porta-malas é compensado pela capacidade útil, ligeiramente superior à do Ecosport.
7. Ford EcoSport

Porta-malas | 362 litros, exceto a Titanium 1.6, com 356 l |
---|---|
Capacidade de carga | 433 kg e 390 kg (Titanium) |
Preços | de R$ 76.890 (SE 1.5) a R$ 108.390 (Storm 2.0 4WD) |
Motores | 1.5 flex, de 137/130 cv, e 2.0 flex com injeção direta e 176/170 cv |

O pioneiro do segmento de jipinhos urbanos fica no meio termo da categoria. Os 362 litros recebem uma mala grande e duas pequenas.
A abertura da porta traseira para o lado continua sendo o problema. Só a versão Titanium se livrou do famigerado estepe na tampa, porém, a reboque, perdeu alguns litros de capacidade.
>> Placa Mercosul terá novidades para facilitar identificação e evitar clonagem
6. Volkswagen T-Cross

Porta-malas | 373 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 448 kg (250 TSI Highline), 400 kg (200 TSI) e 458 kg (200 TSI AT) |
Preços | de R$ 84.990 (200 TSI) a R$ 109.990 (Highline 250 TSI) |
Motores | 1.0 turboflex, de 128/116 cv, e 1.4 turboflex, de 150 cv |

O VW T-Cross tem espaço interessante para bagagens. É possível acomodar malas deitadas e a largura favorece o trabalho.
A altura exige certo cuidado e o acabamento interno é bastante simples.
5. Hyundai Creta

Porta-malas | 431 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 461 kg (1.6) e 430 kg (2.0) |
Preços | de R$ 78.990 (Attitude 1.6 MT) a R$ 104.990 (Prestige 2.0) |
Motores | 1.6 flex, de 130/123 cv, e 2.0 flex, de 166/156 cv |

A turma que passa dos 400 litros começa pelo Creta e faz uma diferença e tanto. Mais profundo e largo, o porta-malas do modelo produzido em Piracicaba (SP) também tem bom vão de acesso e consegue levar malas grandes e pequenas.
4. Nissan Kicks

Porta-malas | 432 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 427 kg |
Preços | de R$ 75.790 (S MT) a 103.390 (SL Pack Tech) |
Motores | 1.6 flex, de 114 cv |

O Kicks supera em apenas um litro o rival da marca sul-coreana e oferece basicamente a mesma comodidade.
O espaço para bagagens do SUV fabricado em Porto Real (RJ) é versátil e com boa profundidade. Só mesmo o vão estreito atrapalha a colocação das malas.
3. Renault Captur

Porta-malas | 437 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 449 kg |
Preços | de R$ 78.990 (Zen 1.6) a R$ 91.690 (Intense 2.0) |
Motores | 1.6 flex, de 120/118 cv e 2.0 flex, de 148/143 cv |

O irmão mais sofisticado do Duster ainda não deslanchou nas vendas, mas tem um publico cativo que foi conquistado pela beleza do crossover.
Se o conjunto mecânico e boa parte dos equipamentos são idênticos ao do utilitário veterano, o espaço do porta-malas é uma das poucas diferenças. Ele carrega 437 litros, contra 475 l do Duster.
2. Honda HR-V

Porta-malas | 437 litros |
---|---|
Capacidade de carga | 464 kg (EXL) 470 kg (EX) e 469 kg (LX) |
Preços | de R$ 92.500 (LX) a R$ 108.500 (EXL) |
Motor | 1.8 flex, de 139/140 cv |

Apontado como um dos SUVs mais confortáveis do segmento, o HR-V tem o porta-malas e a carga útil como outros atributos.
A abertura ajuda na tarefa de transportar as bagagens e o espaço bem otimizado pode receber todo o tipo de volumes.
1. Renault Duster

Porta-malas | 475 litros, exceto a 2.0 4×4, com 400 l |
---|---|
Capacidade de carga | 497 kg e 493 kg (2.0) |
Preços | de R$ 66.190 (Expression 1.6) a R$ 81.400 (Dynamique 2.0 4×4) |
Motores | 1.6 flex, de 120/118 cv, e 2.0 flex, de 148/143 cv |

O Duster se vale do tamanho e do jeitão quadradão para ter o mais amplo porta-malas da categoria. Acomoda com tranquilidade duas malas grandes e toda a sorte de volumes e bolsas.
Fora a excelente capacidade de carga de quase 500 kg no total – lembre que deve-se somar também o peso dos ocupantes. A altura exige certo esforço na hora de carregar as malas e o acabamento deixa muito a desejar.
Só fique atento que a versão 4×4 perde bastante espaço e fica com capacidade menor que a do HR-V.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião