O público geralmente busca no utilitário esportivo a sensação de segurança que o veículo mais alto passa. Só que esse porte nem sempre é garantia de espaço na cabine e, principalmente, no porta-malas.
Veja os SUVs compactos com os menores e maiores compartimentos para bagagens, levando-se em consideração a capacidade em litros padrão VDA e volumes até a linha de cintura.
12. Chevrolet Tracker
O modelo importado do México tem porta-malas estreito devido, principalmente, ao desenho que afunila a traseira.
As caixas de rodas e a tampa inclinada colaboram pouco para o compartimento, que abriga com dificuldades uma mala grande.
11. Jeep Renegade
Aspecto mais crítico do líder do segmento, o compartimento de bagagens do Renegade é quase cenográfico.
Estreito dos lados e sem profundidade, só não é pior graças ao desenho mais quadrado do SUV feito em Goiana (PE).
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E também ao estepe de uso temporário, com exceção da topo de linha Trailhawk, que, com pneu sobressalente igual ao conjunto originall, oferece parcos 273 litros.
10. Citroën C4 Cactus
O Cactus é um carro muito moderninho e gostoso de dirigir, mas não se empolgue na hora de arrumar as malas.
Leva 320 litros, o suficiente para uma bagagem grande e, com jeitinho, uma outra pequena.
Tem também o acesso, bastante alto, que requer aquele esforço extra na hora de colocar os volumes.
9. Chery Caoa Tiggo 5X
O Caoa Chery Tiggo 5X feito em Jacareí (SP) se vale de bom custo-benefício e porta-malas pouco maior que o do Cactus, mas não dá para se animar muito.
As caixas de roda atrapalham a acomodação da bagagem e a marca não informa a capacidade de carga do SUV.
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8. Peugeot 2008
O crossover acabar de ganhar uma reestilização no Brasil e, finalmente, o motor 1.6 turbo associado ao carro câmbio automático de seis velocidades.
A Peugeot confia que essa combinação possa alavancar as vendas do 2008, que entrega um conjunto bem interessante.
O aperto do porta-malas é compensado pela capacidade útil, ligeiramente superior à do Ecosport.
7. Ford EcoSport
O pioneiro do segmento de jipinhos urbanos fica no meio termo da categoria. Os 362 litros recebem uma mala grande e duas pequenas.
A abertura da porta traseira para o lado continua sendo o problema. Só a versão Titanium se livrou do famigerado estepe na tampa, porém, a reboque, perdeu alguns litros de capacidade.
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6. Volkswagen T-Cross
O VW T-Cross tem espaço interessante para bagagens. É possível acomodar malas deitadas e a largura favorece o trabalho.
A altura exige certo cuidado e o acabamento interno é bastante simples.
5. Hyundai Creta
A turma que passa dos 400 litros começa pelo Creta e faz uma diferença e tanto. Mais profundo e largo, o porta-malas do modelo produzido em Piracicaba (SP) também tem bom vão de acesso e consegue levar malas grandes e pequenas.
4. Nissan Kicks
O Kicks supera em apenas um litro o rival da marca sul-coreana e oferece basicamente a mesma comodidade.
O espaço para bagagens do SUV fabricado em Porto Real (RJ) é versátil e com boa profundidade. Só mesmo o vão estreito atrapalha a colocação das malas.
3. Renault Captur
O irmão mais sofisticado do Duster ainda não deslanchou nas vendas, mas tem um publico cativo que foi conquistado pela beleza do crossover.
Se o conjunto mecânico e boa parte dos equipamentos são idênticos ao do utilitário veterano, o espaço do porta-malas é uma das poucas diferenças. Ele carrega 437 litros, contra 475 l do Duster.
2. Honda HR-V
Apontado como um dos SUVs mais confortáveis do segmento, o HR-V tem o porta-malas e a carga útil como outros atributos.
A abertura ajuda na tarefa de transportar as bagagens e o espaço bem otimizado pode receber todo o tipo de volumes.
1. Renault Duster
O Duster se vale do tamanho e do jeitão quadradão para ter o mais amplo porta-malas da categoria. Acomoda com tranquilidade duas malas grandes e toda a sorte de volumes e bolsas.
Fora a excelente capacidade de carga de quase 500 kg no total – lembre que deve-se somar também o peso dos ocupantes. A altura exige certo esforço na hora de carregar as malas e o acabamento deixa muito a desejar.
Só fique atento que a versão 4×4 perde bastante espaço e fica com capacidade menor que a do HR-V.
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