Além de oficializar que a sua nova fábrica no Brasil será instalada na região de Limeira, em São Paulo, a Mercedes-Benz ainda confirmou que o primeiro carro a sair da linha de montagem será o crossover GLA, que fez a sua estreia ainda como conceito no Salão de Frankfurt em setembro.
A previsão é de que esta nova planta fique pronta até o fim de 2015, quando o carro também começará a ser vendido no Brasil. Além do crossover, a marca alemã ainda estuda a produção de seu modelo mais vendido no país, o Classe C, bem como a do hatch médio Classe A. Esta fábrica em São Paulo será a segunda unidade da Mercedes-Benz a produzir carros no país. Até 2005, a marca fabricava a primeira geração do Classe A em Juiz de Fora (MG). Depois, esta unidade passou a dedicar-se à montagem do cupê CLC, também já descontinuado, e atualmente produz caminhões.
Europa
Apresentado ainda como conceito no Salão de Frankfurt, no mês passado, o compacto GLA chegará ao mercado europeu em março de 2014. A versão de entrada GLA 200 a gasolina custará 38 mil euros (cerca de R$ 115 mil). Baseado na mesma estrutura dos modelos Classe A e B, o GLA mede 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,49 m de altura, contando com um porta-malas de 421 litros de capacidade. Entre os equipamentos de série na área de segurança estão o sistema de detecção de sonolência Attention Assist e o Collision Prevention Assist, que utiliza um radar e um sistema de freagem adaptativo que ajudam a evitar colisões a partir de 7 km/h.
Assim como o cupê de quatro portas do Classe A, o GLA também não contará, pelo menos na fase inicial de vendas, com a versão mais desejada, a 180 CDi. Esta configuração, a mais econômica da linha, estreará no mercado apenas no fim de 2014.
A gama inicial do GLA contará apenas com os motores turbodiesel CDi de 2 litros (200 CDi de 136 cavalos) e 2.1 litros (220 CDi de 170 cv), assim como opções a gasolina, o GLA 200 de 156 cv e o 250 de 211 cv. Também está confirmada uma versão AMG do modelo, equipada com o motor 2.0 turbo com mais de 350 cv.
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