Apresentada com pompa em 2017 como a primeira picape de uma marca de luxo, a Classe X pode estar com os dias contados. A Daimler AG, da qual faz parte a Mercedes-Benz, estaria disposta a encerrar a produção do modelo em 2020, com o intuito de reduzir custos.
A informação é do site Automotive News Europe, que afirmou ter ouvido fontes ligadas à fabricante. No começo de julho a Daimler anunciou que diminuiria a expectativa de lucro pela quarta vez em 13 meses e que estava adotando medidas para reduzir seu custo operacional.
E uma delas teria sido o cancelamento da produção do carro na Argentina, comunicado em abril deste ano. O Classe X estava até programado para chegar ao Brasil via importação do país vizinho.
>> Fábrica falsificava Ferrari e Lamborghini e vendia para todo o Brasil
>> Série especial deixa Chevrolet Camaro mais potente que Bugatti
Atualmente o veículo é feito apenas em Barcelona, na Espanha, juntamente com o Nissan Frontier, do qual compartilha a plataforma e outros componentes.
E apesar de ostentar a famosa estrela de três pontas no meio da grade, o carro não transmite a mesma sofisticação dos demais modelos da Mercedes.
No entanto, o preço cobrado pelo Classe X tem o peso da marca. E isso pode ser um dos motivos para o modelo não emplacar.
>> Governo oficializa as novas regras para tirar a CNH; veja o que muda
Na Alemanha ele custa 37,3 mil euros (cerca de R$ 157 mil), bem mais caro que as concorrentes Volkswagen Amarok e Ford Ranger. Em 2018, foram comercializadas 16,7 mil unidades na África do Sul, Austrália e Europa.
Já nos Estados Unidos, tradicional mercado consumidor de picapes, pesquisas revelam que o modelo é considerado caro demais pelo o que oferece.
>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH
>> Governo oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação
O Classe X surgiu de um projeto conjunto entre Mercedes, Nissan e Renault, com o compartilhamento da mesma arquitetura para Frontier, Alaskan e Classe X, além de motores nas versões de entrada e intermediária. O modelo alemão vem ainda com o 3.0 V6, de 258 cv, ausente nos 'irmãos'.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião