Campinas (SP) A Mercedes-Benz coloca no mercado a partir de setembro dois novos caminhões da família Atego: o modelo 2428, direcionado para entregas rápidas, e o 1728, para cargas de grande volume. Ambos chegam com um leque de novidades. O 1728 é o primeiro cavalo-mecânico semipesado da linha, enquanto que o 2428, originalmente 6x2, pode receber um segundo eixo dianteiro, tornando-se um veículo 8x2, configuração que otimiza a capacidade de carga e a distribuição de peso no caminhão.
Mas as evoluções não param por aí. Equipado com o terceiro eixo de fábrica, o Atego 2428 promete maior velocidade média nas operações logísticas, graças ao novo motor de 279 cv presente também no 1728. Isso significa 34 cv a mais de potência em relação ao modelo anterior, o 2425.
A possibilidade de se transformar num caminhão 8x2 faz com que o PBT (peso bruto total) suba dos 23.000 quilos originais para 29.000 quilos. A modificação é feita pelo mercado terceirizado e ao custo médio de R$ 8 mil.
De acordo com a montadora, este tipo de caminhão é bastante solicitado nas operações just-in-time e de distribuição. Atende ainda a demanda do transporte de combustíveis, já que pode receber carroçaria furgão de alumínio, tanque de combustíveis e de produtos químicos. O preço sugerido pela Mercedes para o 2428 é de R$ 215 mil.
Já o Atego 1728 é indicado para o transporte de produtos de grande volume como eletrodomésticos, gado e veículos na versão cegonheiro. Sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 36.000 quilos. O veículo sai de fábrica com 5.ª roda, que permite regulagem longitudinal e facilita o acoplamento de diversos tipos de carretas (até 16 metros) como semi-reboques de dois eixos convencionais ou distanciados.
De olho no conforto para o motorista, principalmente em viagens de longa distância, a Mercedes equipou o 1728 também com cabina leito teto alto além das já disponíveis standard, estendida (cama opcional) e leito. A cabina standard possibilita o cegonheiro levar um carro a mais. O preço sugerido é de R$ 192 mil.
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