Rodar por horas ou dias a bordo de um caminhão pelas rodovias brasileiras vem deixando de ser uma tarefa árdua e estressante para o motorista. O nível de conforto e a oferta de equipamentos que facilitam a vida do caminhoneiro têm tornado a experiência na boleia quase similar a de um carro de passeio.
Pelo menos nos modelos que mais parecem um automóvel de luxo, pela tecnologia e sofisticação embarcadas. É o caso da segunda geração do Actros brasileiro, o extrapesado da Mercedes-Benz que estreia com a credencial de ser o caminhão mais inteligente, conectado e eficiente do país, garante a marca.
O cavalo-mecânico agora tem novas faixas de potências para o motor OM 460. Ele poderá entregar 450 e 480 cavalos, além dos 510 cv já disponíveis na linha anterior.
É oferecido nas configurações 2548 6x2 e 2648 6x4 e a nova versão 2045 4x2, até 60 toneladas, com aplicação, principalmente, como cegonheira. Há ainda a opção da consagrada 2651 6x4.
Com isso, a marca aumenta a possibilidade de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.
Os preços serão revelados durante a Fenatran (Feira Nacional do Transporte), que ocorrem nos dias 12 e 13 de outubro, em São Paulo, quando começa a receber as primeiras encomendas.
Já as entregas aos clientes têm início em janeiro de 2020 e até o fim do próximo ano o novo Actros irá conviver com o antigo no portfólio da marca.
Piloto automático inteligente
O novo Actros é o primeiro do setor de transporte de carga a vir com o controle de cruzeiro preditivo. Traduzindo, ele freia e acelera sozinho. Ao motorista cabe a função única de conduzir o volante.
Ao contrário do controle adaptativo presente nos carros premium no Brasil, o preditivo usa o GPS e mapas topográficos para ajustar automaticamente velocidade, frenagem e troca de marchas conforme o trecho, antecipando assim subidas, curvas e descidas.
"É mais um passo para um caminhão autônomo no futuro", destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
Para comprovar a eficácia da tecnologia, a montadora promoveu uma viagem da fábrica de Iracemápolis, onde o Actros é produzido, até Cuiabá (MT), percorrendo 1,6 mil km sem que o condutor pisasse nos pedais de freio ou de aceleração. "A caminhão fez tudo no trajeto", afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de Caminhões e Ônibus.
Frenagem automática para pedestres
O conjunto é formado também pela geração 5 do Assistente Ativo de Frenagem (ABA), que faz o caminhão frear sozinho ao identificar pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis a sua frente.
O sistema é acionado até 50 km/h e antes avisa o motorista por meio de um alerta visual e sonoro. "É o único no Brasil com este recurso. Além de preservar a vida, também protege a carga e as demais pessoas e veículos nas vias", salienta Schiemer.
O pacote de segurança estreia também os assistente de ponto cego, de fadiga e o controle de estabilidade e de tração - que minimiza a possibilidade de tombamento em mudanças rápidas de direção.
Os dispositivos se juntam aos já disponíveis controle de proximidade e assistente de faixa de rolagem.
O Actros é equipado com o ajuste automático de luz alta ou baixa, freios de estacionamento e da carreta eletrônicos, função auto hold (segura automaticamente o veículo nas paradas em subida), regulagem automática dos faróis, luz de circulação diurna, freios com ABS e retarder (freio auxiliar que garante uma desaceleração mais eficiente). Como opcional, airbag para o motorista.
Telas 100% digitais
Segundo a Mercedes, o novo Actros é o primeiro caminhão digital do Brasil. Ele vem com duas telas de 10,5 polegadas e 100% digital - uma delas para a central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Soma-se a partida por botão e carregamento de celular por indução, abertura das portas com chave presencial e ajuste pneumático do volante.
A Mercedes oferece ainda uma série de aplicativos para gestão do caminhão e da frota. É o caso do novo MB Uptime, que monitora o veículo e envia informações ao fabricante e às 180 concessionárias e programa manutenções e intervenções de emergência.
Com a digitalização de componentes mecânicos e elétricos, a Mercedes afirma que é possível uma redução de até 50% no tempo de parada de manutenção e economia até R$ 6 mil por ano em revisão preventiva. O tempo de revisão cai em 15% também, garante a montadora.
Outra inovação brasileira é a suspensão traseira metálica, que dispensa o uso de graxa, com coxins de borracha, que entrega um conforto similar à suspensão pneumática e suporta melhor os pisos irregulares.
Mais leve e menor consumo
De acordo com a fabricante, com as novidades citadas acima a segunda geração está até 12% mais eficiente no consumo. O melhor desempenho no gasto combustível se deve também à nova transmissão automatizada de 12 marchas e três modos de condução: Eco, Standard e Power.
A aerodinâmica foi aperfeiçoada com a nova cabine, feita especialmente para o mercado brasileiro, e que será aproveitada no Actros europeu. Além disso o cavalo-mecânico está 400 kg mais leve que o antecessor, bem como o eixo traseiro e a suspensão traseira metálica, que perderam 108 kg e 100 kg, respectivamente.
Isso resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Agrega-se um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo (pode ser 20% maior em relação ao Actros anterior).
Cama maior e até geladeira
Para melhorar a experiência do motorista na cabine, a Mercedes-Benz renovou o ambiente. A cama está maior, com 2,25 metros de comprimento, 0,75 m de largura (10 cm mais larga), enquanto que a altura interna é de 1,84 m, o que possibilita ao condutor se movimentar sem apertos.
Os bancos também são novos e o do motorista tem ajuste pneumático com 15 variações. Como opcionais, há uma geladeira tipo gaveta posicionada embaixo do banco, além da estrela da Mercedes luminosa na grade frontal e de boas vindas ao abrir a porta (a imagem é projetada no chão).
*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
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