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O sistema BRT, como este de São Paulo, poderá ser implantado nas outras dez cidades que terão jogos da Copa do Mundo | Divulgação/Mercedes-Benz do Brasil
O sistema BRT, como este de São Paulo, poderá ser implantado nas outras dez cidades que terão jogos da Copa do Mundo| Foto: Divulgação/Mercedes-Benz do Brasil

Tecnologia

Empresa testa o diesel de cana

A Mercedes-Benz do Brasil acaba de concluir a primeira fase de testes com o diesel de cana. Em parceria com a Amyris Brasil, a empresa usou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (com teor de enxofre S50) e 10% de diesel de cana. Mesmo com um porcentual aparentemente pequeno, o novo combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx (óxido e dióxido de nitrogênio).

Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, diz que outro resultado dos testes com o diesel de cana que merece destaque é a manutenção do desempenho do motor. Ele cita, ainda, a permanência do reduzido consumo de combustível.

  • O OF 1730 é ideal para quem necessita de maior velocidade média
  • OH 1518 LE ganha versão Low Entry, para uso urbano
  • O 500 RSDD: chassi para o transporte rodoviário de passageiros

O sistema de transporte coletivo adotado por Curitiba, o Bus Ra­­pid Transit (BRT), foi tema de um seminário promovido pela Mer­­cedes-Benz durante o Show­bus, evento realizado em Cam­pinas (SP) nos dias 18 e 19 de maio. A em­­­presa quer ser parceira das cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mun­­do de 2014 na implantação e operação do sistema.

O BRT surge como a solução mais rápida, eficiente e eco­nômi­ca para as cidades. Gustavo No­­gueira, especialista em Sis­temas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mer­cedes-Benz do Brasil, diz que a maioria das 12 cidades já optou pelo sistema. "O custo de im­­plan­­tação do BRT é dez vezes menor do que o do metrô e quatro ve­­zes menor do que o do trem le­­ve", compara.

A empresa já está presente nos principais BRTs no mundo, como os de Curitiba e São Paulo, no Brasil; Bogotá na Colômbia; San­­tiago no Chile; além de Méxi­co, Tur­quia e África do Sul. As 12 cidades brasileiras que terão jo­­gos da Copa são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasí­lia (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE).

As principais características de um BRT é a existência de vias exclusivas para o tráfego dos ôni­­bus (como as canaletas da capital paranaense), pontos de parada es­­pecíficos (como as estações-tu­­bo) e integração com outros mo­­dais de trans­­porte.

Lançamentos

Durante o Showbus, a Mercedes-Benz também apresentou dois novos modelos de chassis para ônibus e uma nova versão de um chassi que já está no mercado. O novo O 500 RSDD 8x2 chega com duas versões de potência: 360 cv ou 422 cv e é indicado para o trans­­porte rodoviário de passageiros, especialmente em longas distâncias, assim como no turismo de luxo.

O chassi OF 1730 foi criado pensando em aplicações intermunicipais, em fretamentos e curtas distâncias rodoviárias. Ele é indicado para clientes que necessitam de maior velocidade média em suas operações. E o já conhecido OH 1518 LE ganhou a versão Low Entry, que facilita o acesso ao usuários do transporte coletivo urbano.

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A jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.

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