Tecnologia
Empresa testa o diesel de cana
A Mercedes-Benz do Brasil acaba de concluir a primeira fase de testes com o diesel de cana. Em parceria com a Amyris Brasil, a empresa usou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (com teor de enxofre S50) e 10% de diesel de cana. Mesmo com um porcentual aparentemente pequeno, o novo combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx (óxido e dióxido de nitrogênio).
Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, diz que outro resultado dos testes com o diesel de cana que merece destaque é a manutenção do desempenho do motor. Ele cita, ainda, a permanência do reduzido consumo de combustível.
O sistema de transporte coletivo adotado por Curitiba, o Bus Rapid Transit (BRT), foi tema de um seminário promovido pela Mercedes-Benz durante o Showbus, evento realizado em Campinas (SP) nos dias 18 e 19 de maio. A empresa quer ser parceira das cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 na implantação e operação do sistema.
O BRT surge como a solução mais rápida, eficiente e econômica para as cidades. Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, diz que a maioria das 12 cidades já optou pelo sistema. "O custo de implantação do BRT é dez vezes menor do que o do metrô e quatro vezes menor do que o do trem leve", compara.
A empresa já está presente nos principais BRTs no mundo, como os de Curitiba e São Paulo, no Brasil; Bogotá na Colômbia; Santiago no Chile; além de México, Turquia e África do Sul. As 12 cidades brasileiras que terão jogos da Copa são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE).
As principais características de um BRT é a existência de vias exclusivas para o tráfego dos ônibus (como as canaletas da capital paranaense), pontos de parada específicos (como as estações-tubo) e integração com outros modais de transporte.
Lançamentos
Durante o Showbus, a Mercedes-Benz também apresentou dois novos modelos de chassis para ônibus e uma nova versão de um chassi que já está no mercado. O novo O 500 RSDD 8x2 chega com duas versões de potência: 360 cv ou 422 cv e é indicado para o transporte rodoviário de passageiros, especialmente em longas distâncias, assim como no turismo de luxo.
O chassi OF 1730 foi criado pensando em aplicações intermunicipais, em fretamentos e curtas distâncias rodoviárias. Ele é indicado para clientes que necessitam de maior velocidade média em suas operações. E o já conhecido OH 1518 LE ganhou a versão Low Entry, que facilita o acesso ao usuários do transporte coletivo urbano.
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A jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.
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