A Mercedes-Benz será a primeira marca a lançar no Brasil um veículo sem retrovisores externos. A fabricante anunciou para abril de 2020 a estreia da tecnologia no Actros, caminhão extrapesado que ganha uma nova geração e chega ao mercado nacional no próximo ano.
A novidade é um dos destaques do 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), que começou nesta segunda-feira (14) no São Paulo Expo e vai até sexta-feira (18).
A solução da Mercedes antecipa outra montadora alemã, a Audi, que utiliza o mesmo recurso no SUV elétrico e-tron, porém com a estreia no Brasil prevista para maio de 2020.
De qualquer forma, o Audi ficará com o título de o primeiro carro em solo nacional a substituir os retrovisores convencionais por câmeras - virá como item opcional ao dispositivo com espelho.
No Actros, o sistema também será vendido como opcional e custará cerca de 2% do valor do cavalo mecânico.
Batizada de MirrorCam, a tecnologia utiliza câmeras digitais para captar as imagens laterais do caminhão e projetar em duas telas de alta definição com 15 polegadas, uma do lado do motorista e outra, do passageiro.
De acordo com a Mercedes a novidade melhora visibilidade ao redor do caminhão, inclusive à noite, aumentando a segurança do motorista e carga.
"Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia."
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Também há uma redução do consumo de combustível, uma vez que as pequenas câmeras no lugar dos retrovisores melhoram a aerodinâmica. Isso gera uma menor resistência ao ar, contribuindo para diminuir o gasto de diesel.
"O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o novo Actros a partir de 2020.”
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O motorista pode visualizar os veículos e objetos identificados numa área de até 250 metros. O MirrorCam oferece ainda a função “vista para manobra”, que otimiza o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h e permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.
O novo Actros vem com dois monitores 100% digitais. O principal exibe as principais informações do veículo, enquanto o multimídia, com tela sensível ao toque, permite espelhar celulares por meio da conexão Apple CarPlay e Android Auto.
Soma-se no pacote de tecnologia a partida por botão, carregamento de celular sem fio (por indução), abertura das portas sem chave e ajuste pneumático do volante.
O modelo também oferece de série o pacote de segurança ativa ABA 5, com frenagem automática de emergência (capaz de identificar pedestres), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sensor de fadiga.
Outra novidade é o inédito motor OM 471, de seis cilindros e 530 cv, para os novos modelos 2553 LS 6x2 e 2653 LS 6x4 - totalizando seis versões do modelo. Ambos já com suspensão pneumática. O Actros 2653 S 6x4, por sua vez, vem com suspensão convencional.
CONFIRA COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA MIRRORCAM
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast