A lacuna deixada pela Kombi em 2013 no mercado de vans e furgões médios até hoje não foi preenchida. A Mercedes-Benz então decidiu amenizar essa ausência e apresenta o Vito, um utilitário que estará disponível para venda em novembro, com preços que variam de R$ 104.990 a R$ 139.990.
O modelo, que já faz sucesso na Europa, é menor que a Sprinter, a outra van da marca, sendo, inclusive, produzida na mesma fábrica na Argentina.
COMPARATIVO: Conheça os principais concorrentes
Ele se diferencia de algumas opções disponíveis no mercado, como Fiorino e Doblò, da Fiat, Renault Kangoo e Peugeot Partner, por combinar boa capacidade de carga e versões de transporte de passageiros mais requintadas. Como pesa menos de 3,5 mil kg, o utilitário pode ser dirigido por condutores habilitados na categoria B (acima deste peso só a partir da carteira C).
A versão furgão possui capacidade para 1.225 kg de carga útil e compartimento com 6 m³, quase o dobro da Doblò – 620 kg e 3,2 m³ de volume – e um pouco inferior à Renault Master (1.500 kg e 8 m³), que atua no patamar das vans maiores, como a própria Sprinter , Fiat Ducato e Citroën Jumper.
O Vito também é pouco maior na comparação com a Kombi furgão, que tinha capacidade para 1 tonelada e 4,8 m³ de espaço. Ele pode transportar 7 ou 8 passageiros, dependendo da versão.
O utilitário vem equipado com o motor 1.6 diesel, de 114 cv e 27,5 kgfm de torque, na versão furgão 111 CDI e com o bloco 2.0 turboflex, de 184 cv, o mesmo que equipará o Classe C e GLA nacionais quando saírem da fábrica de Iracemápolis (SP), no primeiro semestre de 2016. Ambos associados ao câmbio manual de seis marchas.
Em dimensões, o Vito possui 5,14 m de comprimento, 3,20 m de entre-eixos e 1,91 m de altura.
Em um breve test-drive realizado nas dependências da fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), foi possível perceber que graças ao conjunto formado por motorização, espaço interno e estabilidade, o Vito é uma boa opção para atender comerciantes, frotistas e famílias com mais de três filhos.
Itens de série
O furgão Vito 111 CDI (R$ 104.990 sem ar-condiconado e R$ 109.909, sem ar) traz direção elétrica, som com bluetooth/USB, controles de tração e estabilidade, assistentes de monitoramento de cansaço, de partida em rampa e de vento lateral.
A versão para passageiros Vito Tourer 119 Comfort 8+1 (R$ 129.990) adiciona ar-condicionado frontal e traseiro, assentos com fixação Isofix e cintos de três pontos.
Já a Vito Tourer 119 Luxo 7+1 (R$ 139.990) acrescenta bancos em courino com inclinação individual, volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, farol de neblina, rodas de liga leve e para-choque na cor do veículo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast