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A Michelin investe 692 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de pneus
De fábrica
Na Europa, o modelo equipa o Volvo V60, Ford Fusion e Audi A6. Na América do Sul, estará no novo Citroën C4 Pallas, no Peugeot 308 e no Ford Focus.
Mercado
Atualmente, os pneus de passeio representam 70% das vendas das fabricantes no Brasil. Desses, 20% têm aro acima de 16 polegadas, como é o caso do Primacy 3. O restante do mercado é preenchido por 10% dos pneus de vans e 20% de SUVs.
Fatia
A Michelin tem hoje 8% de participação no segmento de pneus para veículos de passeio, mas pretende dobrá-la até 2016.
Acidentes 1
Segundo dados da Organização Panamericana de saúde, 50% dos acidentes com veículos motorizados estão relacionados a frenagem e aderência.
Acidentes 2
81% dos acidentes com automóveis ocorrem em vias de boas condições; 60%, durante o dia; 67%, em pistas secas; e 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.
Ranking
O Brasil é terceiro país no mundo em acidentes fatais de trânsito, com 4,5 ocorrências por hora e 110 acidentes por dia. À frente de nós estão apenas Índia e China.
R$ 397,00
É o preço sugerido de fábrica pelo Primacy 3 na dimensão 205/55 R16. Já na configuração 215/55 R16, a novidade será 3% mais cara (cerca de R$ 12). Seus principais concorrentes são: Bridgestone Turanza ER30, Goodyear Eagle Excellence e Pirelli Cinturato P7.
Você pagaria 5% a mais que o preço médio das principais marcas premium de pneus no Brasil se o componente lhe oferecesse melhor segurança na frenagem, maior aderência em curvas e maior durabilidade? A Michelin aposta que sim. Por isso acaba de lançar no mercado o Primacy 3, voltado para segmento de automóveis de passeio. Segundo a marca, o modelo é três vezes mais seguro do que os concorrentes.
Disponíveis nas lojas a partir do fim deste mês nas dimensões de 16 a 18 polegadas, o Primacy 3 é uma evolução do Primacy HP (High Performance). Ele apresenta duas novas tecnologias: a Stabiligrip, que aumenta a área de contato em solo molhado, maximizando a aderência, e a Flexmax, para solo seco, que oferece um composto de borracha mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso.
Em outras palavras, de acordo com a fabricante, o pneu freia até 3 metros antes que os principais rivais (Pirelli, Bridgestone e Goodyear) em solo seco, até 4 metros em solo molhado e possui maior aderência em curvas sobre piso molhado. Os números foram alcançados em testes práticos realizados pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, um dos mais conceituados na Europa, com velocidades entre 80 km/h e 100 km/h e pneu 205/55 R16 91V configuração que representa 30% de todos os pneus de 16" em diante vendidos no país para automóveis de passeio.
"O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, portanto, um produto como o Primacy 3 pode contribuir fortemente para reduzir o número de acidentes", afirma Marco Moretta, diretor Comercial da Michelin para a América do Sul, durante a apresentação da novidade, na semana passada, em Zárate, a 100 km de Buenos Aires, na Argentina.
Economia
Ainda, segundo a Michelin, os testes apontaram para outros dados interessantes, como o maior controle da trajetória nas curvas em piso molhado 12% superior à média dos concorrentes e menor resistência (10%) à rodagem que a média das três marcas líderes de mercado. Esse último resultado "se traduz numa economia de 2% no consumo de combustível, além da redução nas emissões de CO2 no meio ambiente, afirma Thomas Salzinger, presidente do TÜV SÜD Automotive. "A economia gerada equivale ao preço de uma unidade do Primacy 3", acrescenta Anoildo Mattos, gerente de Marketing da Michelin.
A empresa promete que a durabilidade do novo pneu compensa o preço maior. Mattos diz que o pneu dura 16% a mais que a média dos concorrentes, o que representa adicional de 9 mil quilômetros ou 8 meses de uso.
O jornalista viajou a convite da Michelin
AvaliaçãoPrimacy 3 não deixa o motorista na mão
Por não ter dados comparativos claros e padronizados, muito menos oportunidades de avaliar na prática os diferentes modelos existentes no mercado, o consumidor brasileiro acaba colocando o preço à frente da segurança e do conforto na hora de trocar o pneu do carro.
Para tentar mostrar que o Primacy 3 é superior aos principais concorrentes, a Michelin levou a imprensa automotiva da América Latina ao kartódromo internacional de Zárate, próximo a Buenos Aires, na Argentina. A ideia era mostrar o melhor desempenho em curvas, tanto em piso molhado como seco. Ao volante de um Peugeot 308, a reportagem da Gazeta do Povo pode conferir a ótima aderência do novo pneu, principalmente no solo molhado. O carro sempre esteve mais "à mão", sem saídas de frente nas curvas e a traseira "escapando", quando comparado ao pneu Bridgestone Turanza, outro modelo usado no teste.
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