Se a Porsche pode ter um SUV, a Mini quebra sua tradição com um modelo de quatro portas, o primeiro na sua história. O Countryman estreará no Salão de Genebra, em março, inaugurando também a tração integral nos carros da marca inglesa, que destaca como suas principais características "uma grande liberdade de espaço para uso versátil, com posição de guiar levemente elevada e conforto de dirigir otimizado".
Em estilo, alguns elementos, como os faróis arredondados e a grade hexagonal foram reinterpretados no Countryman. Além do desenho, foram mantidas outras características dos demais Minis, como os pequenos balanços dianteiro e traseiro (a distância entre as rodas e as extremidades da carroceria), a linha de cintura elevada e a pequena área envidraçada. De acordo com a Mini, o comportamento dinâmico continua parecido com o de um kart.
O interior também segue a cartilha de desenho da Mini, com os mesmos elementos arredondados, conta-giros acoplado à coluna de direção e quatro bancos individuais. O grande instrumento central incorpora em seu centro uma tela de LCD, que exibe informações da navegação, do rádio, telefone, entre outros. O console central se estende até a porção traseira sob a forma de um trilho, que permite o encaixe de porta-copos, além de entradas para dispositivos de áudio, telefone e outros dispositivos.
Para os que desejam levar mais passageiros, o Countryman também pode ser equipado com um banco convencional, sem custo adicional, o que permite aumentar a capacidade para cinco pessoas. Os bancos podem ser ajustados longitudinalmente (de trás para a frente) ou bipartidos em escala 60:40. Com essas regulagens, o espaço no porta-malas pode subir de 350 litros para até 1.170 litros.
O Mini Countryman terá motores a gasolina e diesel - o mais "fraco" tem 90cv, enquanto o 1.6 turbo, com comando variável de válvulas e injeção direta de combustível, chega a 184cv. A transmissão é manual de seis marchas, mas há opção de câmbio automático, que usa o sistema BMW Steptronic. O modelo também se destaca pela economia de combustível, usando artifícios como aproveitamento de energia dissipada pelos freios, motores com tecnologia "Star-Stop" e indicador de marcha ideal. Rodas aro 19 e suspensão esportiva estão entre os opcionais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião