• Carregando...
Top de linha, Evo X tem visual agressivo, rodas de 18 polegadas, aerofólio, saída dupla de escape e freios da Brembo. A Mitsubishi pretende vender 12 unidades mensais no país | Divulgação/Mitsubishi
Top de linha, Evo X tem visual agressivo, rodas de 18 polegadas, aerofólio, saída dupla de escape e freios da Brembo. A Mitsubishi pretende vender 12 unidades mensais no país| Foto: Divulgação/Mitsubishi

Conjunto

Câmbio com seis velocidades

O conjunto mecânico vem com transmissão automatizada de seis velocidades, com trocas sequenciais, e sistema de dupla embreagem, com dispositivo de pré-acoplamento de marchas. Com esses recursos, o modelo oferece três modos de condução – normal, sport e super sport – configurando o veículo para oferecer níveis diferentes de esportividade ao condutor. A tração é integral tri-mode (AWD) e é possível optar por três diferentes tipos de calibração – asfalto, terra ou asfalto molhado e neve ou lama. O sistema de suspensão conta com amortecedores Bilstein e molas Eibach. As rodas são BBS forjadas de 18 polegadas e estão calçadas com pneus de perfil baixo.

Em termos de segurança, o Evo X é uma verdadeira sopa de letrinhas. O carro vem equipado com freios Brembo de competição, controle de tração e frenagem com quatro diferentes opções, para cada uma das rodas (Super All Wheel Control), diferencial central ativo (ACD), controle de estabilidade ativo (ASC) e controle de aceleração lateral (AYC).

  • Com desenho totalmente reformulado em relação à 9ª geração, sedã agrada a quem gosta de velocidade
  • O aerofólio na traseira é uma das marcas registradas do Evo. A capacidade de seu porta-malas é de 323 litros
  • Bancos Recaro, volante de três raios e sete air bags na cabine
  • Veja a ficha técnica do Lancer Evo X

A MMC Automotores do Brasil, representante oficial da Mitsu­­bishi Motors no mercado nacional, anunciou que o sedã esportivo Lancer Evolution X começa a ser vendido em julho no país. Custando cerca de R$ 200 mil e com garantia de fábrica de um ano, o carro deverá ter de 10 a 12 unidades vendidas por mês e o seu concorrente mais próximo, segundo o próprio representante da marca, é o Subaru Impreza WRX.

Atualmente em sua 10.ª ge­­ra­­ção e com fama de ser arisco, o Lancer nasceu para as pistas de rali e teve algumas unidades feitas em série para poder correr no Word Rally Champion­ship (WRC). O resultado acabou sendo surpreendente. Foram quatro títulos mundiais e um su­­cesso nas ruas. O sedã é equipado com um motor 2.0 16V turbo com intercooler que fornece 295 cv de potência a 6.000 rpm e 37,3 kgfm de torque a 3.500 rpm.

Visualmente, o que mais cha­­ma a atenção no sedã da Mitsubishi é a parte frontal, mar­­cada pela ampla grade em forma de trapézio, e que é atravessada por uma barra me­­tálica, com o emblema da montadora nipônica acima e ao centro. Os faróis, com lâmpadas bixe­­nônio, vem com lavador, ajus­­te automático de altura, sistema AFS, que direciona o facho de luz em curvas, além de faróis auxiliares (de neblina). A tampa que cobre o motor colabora para a aparência agressiva do Evo. Ela vem com fendas pa­­ra melhorar a refrigeração do motor.

As laterais ostentam contornos musculosos, com direito a para-lamas salientes, saias e linha da cintura alta, na altura das maçanetas das portas. Atrás, o destaque vai para as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, as duas ponteiras de aço inox do sis­­tema de escapamento e o gran­­de aerofólio especialmente desenvolvido para proporcionar melhor força de sustentação negativa (downforce). Es­­sa característica ajuda na estabilidade do veículo aumentando a aderência conforme a velocidade se eleva.

Equipamentos

Ainda de acordo com a MMC do Brasil, o Lance Evo X será oferecido por aqui com pacote completo de equipamentos, denominado Premium. Ele inclui ban­­cos esportivos fornecidos pela fabricante Recaro – os dian­­teiros contam com aquecimento –, com revestimento de couro em duas tonalidades, sendo um deles de acabamento Alcantara.

O painel de instrumentos vem com iluminação prateada e o computador de bor­­do traz 19 funções como in­­dicador de marchas, temperatura do mo­­tor, combustível, po­­sição de tração, posição de trans­­missão, advertências di­­versas, temperatura externa, autonomia, mo­­­­mento de ma­­nutenção, odômetro parcial, veloci­da­­­de mé­­dia, média de consumo, abastecimento e aviso de portas abertas.

O volante esportivo, por sua vez, incorpora os comandos de áudio, piloto au­­to­­mático e hastes para a troca de marchas. Há ainda sensores de chuva, de lu­­minosidade e do ar-condicionado automático.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]