Conjunto
Câmbio com seis velocidades
O conjunto mecânico vem com transmissão automatizada de seis velocidades, com trocas sequenciais, e sistema de dupla embreagem, com dispositivo de pré-acoplamento de marchas. Com esses recursos, o modelo oferece três modos de condução normal, sport e super sport configurando o veículo para oferecer níveis diferentes de esportividade ao condutor. A tração é integral tri-mode (AWD) e é possível optar por três diferentes tipos de calibração asfalto, terra ou asfalto molhado e neve ou lama. O sistema de suspensão conta com amortecedores Bilstein e molas Eibach. As rodas são BBS forjadas de 18 polegadas e estão calçadas com pneus de perfil baixo.
Em termos de segurança, o Evo X é uma verdadeira sopa de letrinhas. O carro vem equipado com freios Brembo de competição, controle de tração e frenagem com quatro diferentes opções, para cada uma das rodas (Super All Wheel Control), diferencial central ativo (ACD), controle de estabilidade ativo (ASC) e controle de aceleração lateral (AYC).
A MMC Automotores do Brasil, representante oficial da Mitsubishi Motors no mercado nacional, anunciou que o sedã esportivo Lancer Evolution X começa a ser vendido em julho no país. Custando cerca de R$ 200 mil e com garantia de fábrica de um ano, o carro deverá ter de 10 a 12 unidades vendidas por mês e o seu concorrente mais próximo, segundo o próprio representante da marca, é o Subaru Impreza WRX.
Atualmente em sua 10.ª geração e com fama de ser arisco, o Lancer nasceu para as pistas de rali e teve algumas unidades feitas em série para poder correr no Word Rally Championship (WRC). O resultado acabou sendo surpreendente. Foram quatro títulos mundiais e um sucesso nas ruas. O sedã é equipado com um motor 2.0 16V turbo com intercooler que fornece 295 cv de potência a 6.000 rpm e 37,3 kgfm de torque a 3.500 rpm.
Visualmente, o que mais chama a atenção no sedã da Mitsubishi é a parte frontal, marcada pela ampla grade em forma de trapézio, e que é atravessada por uma barra metálica, com o emblema da montadora nipônica acima e ao centro. Os faróis, com lâmpadas bixenônio, vem com lavador, ajuste automático de altura, sistema AFS, que direciona o facho de luz em curvas, além de faróis auxiliares (de neblina). A tampa que cobre o motor colabora para a aparência agressiva do Evo. Ela vem com fendas para melhorar a refrigeração do motor.
As laterais ostentam contornos musculosos, com direito a para-lamas salientes, saias e linha da cintura alta, na altura das maçanetas das portas. Atrás, o destaque vai para as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, as duas ponteiras de aço inox do sistema de escapamento e o grande aerofólio especialmente desenvolvido para proporcionar melhor força de sustentação negativa (downforce). Essa característica ajuda na estabilidade do veículo aumentando a aderência conforme a velocidade se eleva.
Equipamentos
Ainda de acordo com a MMC do Brasil, o Lance Evo X será oferecido por aqui com pacote completo de equipamentos, denominado Premium. Ele inclui bancos esportivos fornecidos pela fabricante Recaro os dianteiros contam com aquecimento , com revestimento de couro em duas tonalidades, sendo um deles de acabamento Alcantara.
O painel de instrumentos vem com iluminação prateada e o computador de bordo traz 19 funções como indicador de marchas, temperatura do motor, combustível, posição de tração, posição de transmissão, advertências diversas, temperatura externa, autonomia, momento de manutenção, odômetro parcial, velocidade média, média de consumo, abastecimento e aviso de portas abertas.
O volante esportivo, por sua vez, incorpora os comandos de áudio, piloto automático e hastes para a troca de marchas. Há ainda sensores de chuva, de luminosidade e do ar-condicionado automático.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião