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Grade ‘colmeia’ liga os imensos faróis, que invadem as laterais. | Projeção/Motor Show
Grade ‘colmeia’ liga os imensos faróis, que invadem as laterais.| Foto: Projeção/Motor Show

Motor fire

O motor é conhecido 1.0 Fire Evo, com ajustes para ser mais econômico e render acima do atuais 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Ele virá acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. A partir de 2017, o modelo adotará três propulsores: 1.0 6v de três cilindros, 1.0 12v turbo, além do 1.3 16v de quatro cilindros com 105 cv, que aposentará o 1.4 8v.

de série

A versão intermediária terá ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas. Itens como vidros elétricos e rodas de liga leve dependerão de cada versão. Na lista de opcionais estão rádio com bluetooth, multimídia com GPS, câmera de ré, volante multifuncional, alarme e sensor de estacionamento.

O termo ‘carro popular’ no Brasil perdeu a sua essência à medida que representantes do segmento eram substituídos por gerações atualizadas, com mais equipamentos de série e de segurança. Casos do Gol, novo Uno e Ka. São modelos que, hoje, têm preços superiores a R$ 32 mil - os dois últimos acima de R$ 37 mil. Ou seja, estão longe ostentarem essa denominação.

A Fiat, porém, ainda tenta manter vivo este conceito, que tem como chamariz o preço acessível e o baixo custo na manutenção. O Mille, aposentado em 2013, usou desta fórmula e com grande sucesso. Hoje, a marca oferta o Palio Fire (projeto antigo) e o Uno Vivace (‘pelado’ de série), que partem de uma faixa de preço abaixo de R$ 30 mil. Boa parte das vendas é direcionada ao público frotista.

A partir da segunda metade de abril, a marca adicionará ao seu catálogo popular o subcompacto Mobi - nome derivado da palavra ‘mobilidade’ e de fácil memorização. Ele substituirá justamente o Uno Vivace e terá tabela também inferior a R$ 30 mil, nas versões Easy, Like e Drive. O Palio Fire continuará como carro de entrada e novo Uno manterá as versões atuais (1.0 e 1.4).

Design

O inédito modelo é um pouco menor que o Uno. Tem 3,70 m de comprimento, contra 3,77 m, porém no entre-eixos de 2,37 m são iguais. Conforme a projeção feita pelo site/revista Motor Show, o modelo traz faróis incorporados à grade e avançando pelas laterais, tal qual o novo Tipo apresentado na Europa. Aliás, a grade frontal em formato colmeia segue o estilo adotado pela picape Toro, que estreia na segunda quinzena de fevereiro.

Vista de trás, o Mobi exibe a tampa do porta-malas toda de vidro. As grandes lanternas também invadem as laterais, passando a ideia de maior volume. Os para-choques terão aplique em preto, uma solução que valoriza certa robustez ao visual e protege de pequenos impactos. A ideia é fazer o Mobi parecer maior do que ele realmente é.

Equipamentos

Por dentro, a novidade segue o design do Uno, com saídas do ar-condicionado redondas nas laterais e verticais no meio do painel. O quadro de instrumentos trará a tela de LCD de 3,5” do Uno, mas que mostrará menos funções. O alerta para trocas de marcha será digital e o econômetro, analógico. O volante trará comandos do som nas versões mais caras e os botões do ar-condicionado. A central multimídia com GPS será opcional.

O carro virá ainda com uma pequena prateleira sob os botões do ar para armazenar celulares ou carteira, bem como um porta-objetos à frente do câmbio, com porta-copos, conexão USB do rádio e tomada 12V.

Mesmo equipado com os opcionais (veja ao lado), será mais barato e atualizado que Uno ou Palio Fire com opcionais.

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