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A instalação do kit Trail no Ford Fiesta não comprometeu o desempenho do compacto, apesar dos 15 quilos extras. É o que pôde comprovar a reportagem do Caderno de Automóveis durante a avaliação de uma versão equipada com um propulsor 1.6 Flex num percurso de asfalto entre São Paulo e Campos do Jordão. Como o modelo não recebeu alterações mecânicas para andar na terra e lama, o carro nem foi testado em trechos fora-de-estrada. Até porque nem é esta a proposta da versão "aventura" do compacto.

Durante o teste, o Fiesta Trail 1.6 Flex – que gera 111 cv com álcool e 105 cv com gasolina - mostrou que continua ágil tanto nas saídas como nas retomadas, seja no trânsito urbano como em rodovias. Nas curvas, o carro continua bastante seguro. Além disso, o câmbio mecânico de cinco velocidades se mantém macio e preciso. Já o interior, apesar do excesso de plástico no painel (o calcanhar de aquiles do modelo), continua agradável e os instrumentos estão à mão do motorista.

E quem instalar o kit Trail no Fiesta deve pensar duas vezes antes de colocar o modelo numa trilha – mesmo a mais leve. O motivo é que os ângulos de entrada e saída foram visivelmente reduzidos com a instalação dos protetores de pára-choques, que deixaram o compacto um pouco mais baixo. A Ford não divulgou os números de desempenho do Fiesta Trail.

Curiosidades

* Quem não quiser pintar os pára-choques de preto fosco irá economizar R$ 300 na hora de instalar o kit Trail no Fiesta.

* Internamente, não há nenhum acessório que identifique a versão Trail do Fiesta.

* O Fiesta tem como concorrentes diretos os modelos Volkswagen Fox, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Renault Clio, Citroën C3 e Peugeot 206.

* No início de 2006, a Peugeot deve lançar no país a sua versão "aventura" do 206.

500 unidadesÉ o número de kits Trail para o Fiesta que a Ford espera comercializar no páis até o fim do ano.

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