A Ducati acaba de anunciar o lançamento de mais uma integrante de sua bem sucedida família naked, a Monster 796. O novo modelo, já 2011, chega para ocupar o nicho entre a acessível 696 e a mais esportiva 1100.
A nova naked traz o motor Desmodue 796, lançado no último Salão de Milão, em novembro de 2009. Com dois cilindros em "V" a 90°, o propulsor já equipa a Hypermotard 796 e tem como principal diferencial ser 1,9 kg mais leve que o motor de 696 cc. Alimentado por injeção eletrônica, oferece também mais desempenho: são 87 cavalos de potência máxima a 8.250 rpm e 7,96 kgfm de torque máximo a 6.250 rpm. Diferentemente de outros motores mais esportivos da Ducati, o conjunto de força da nova Monster 796 traz uma embreagem multidisco em banho de óleo que, segundo a fábrica, requer menos manutenção e proporciona um funcionamento mais silencioso e suave.
Mais conforto
Além do desempenho extra, a nova integrante da família naked oferece também mais conforto ao piloto, cumprindo sua proposta de ser uma moto de uso diário. Assim, os engenheiros da Ducati revisaram a posição de pilotagem reduzindo a altura do assento em 10 mm se comparado ao modelo de 1.100 cc. Na nova Monster 796, o banco fica a 800 mm do solo e o guidão está posicionado 20 mm mais alto.
Com peso a seco de apenas 167 kg, a naked de média cilindrada traz o tradicional quadro em treliça na cor vermelha. Na dianteira, a suspensão tem garfo telescópico invertido Showa de 43 mm de diâmetro. Já na traseira, um belo monobraço com um conjunto mola-amortecedor Sachs traz ajuste na pré-carga e no retorno da mola. Tudo para garantir que as suspensões absorvam as imperfeições do piso e garantam o conforto do piloto e garupa.
As rodas aro 17 fabricadas em liga leve de alumínio são calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso nas medidas 120/70, na dianteira, e 180/55, na traseira. O sistema de freios traz disco duplo, na frente, e um disco simples, atrás. A novidade é que os freios Brembo da Monster 796 ainda oferecem sistema ABS (antibloqueio) como opcional.
Treze cores
Uma nova Monster com novos equipamentos, anuncia a Ducati. A começar pela pequena carenagem que cobre o farol da naked italiana, assim como a capa do banco da garupa, que transforma a naked em uma monoposto. Antes vendidos como acessórios, os dois itens agora vêm de série na Monster 796.
Outra boa novidade é o que a Ducati chama de "Logomania". Além das tradicionais cores vermelha, branca e preta , a nova Monster 796 poderá ser adquirida em mais 13 opções de cores. A nova coleção da Monster Art, a tal Logomania, permite ao cliente escolher diversas combinações de cores e também da grafia do logotipo da Ducati.
A nova Monster 796, na versão básica, vai custar 8.990 euros, cerca de R$ 25 mil. A previsão era de que o modelo estaria disponível nas lojas Ducati, na Itália, a partir do fim de abril. Por enquanto, ainda não há previsão da chegada da nova naked italiana ao Brasil.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião