Um dos mais antigos antigomobilistas do Brasil e sócio fundador do Veteran Car Club do Paraná, o médico Francisco Antonio Asevedo, morreu no último fim de semana em Curitiba. Asevedo, que também foi presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, era um profundo estudioso e colecionador dos automóveis da marca Ford modelo A. Durante os encontros semanais no Veteran, ele costumava contar as histórias das marcas Chevrolet, Buick, Nash, Oldsmobile e Cadillac.

CARREGANDO :)

Seu carro do dia a dia era um Volkswagen, mas para as viagens usava seu Fordinho modelo A Tudor de 1930, bastante conhecido entre os colecionadores porque na porta tinha uma imagem de seu carro na Cordilheira dos Andes. A pintura foi tirada de uma foto quando ele sozinho fez a viagem de reconhecimento, Curitiba – Santiago do Chile para depois junto com companheiros do clube e de colecionadores de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul repetirem esta viagem. Asevedo também foi um dos criadores do Rally da Confraternidad que envolve os clubes de automóveis antigos do países que integram o Cone Sul.

"Agora não temos mais o Francisco Asevedo, mas com certeza ele já está em outro local bem mais alegre contando suas façanhas para outros colecionadores, que chegaram antes dele", disse Roberto Bisemayer, diretor social do Veteran. Ontem durante a inauguração do novo salão de festas da sede social Social do Veteran, Asevedo foi homenageado dando seu nome para a nova ala do clube.

Publicidade

Posse

Com Elcio Bergamini na presidência, a nova diretoria do Veteran Car do Paraná, que tomou posse na noite de quinta-feira, é constituída por Gerlado Brenner, Marcos Cravo, Daniel Rodriguez, Rubens Hay, Ernani Benghi, Carlos Coraiola, Carlos Buzzá, Manoel Pacheco, Luiz Antonio Folador e Rubens Schinzel.