| Foto: Divulgação

Um misto de foguete com motocicleta promete quebrar a barreira dos 643 km/h. Batizada de Castrol Rocket, o veículo carrega dois motores 2.3 emprestados da Triumph Rocket III. A dupla fornece 1000 cv a 9.000 rpm só na roda traseira, com torque de 69,1 kgfm. São quase 8 metros de comprimento, apenas 60 centímetros de largura e menos de um metro de altura. A carenagem é feita de Kevlar com fibra de carbono, material superleve e com uma resistência altíssima. Em cima dela, o ex-piloto de MotoGP Jason Di Salvo tentará superar os 601 km/h que Rocky Robinson cravou em 2010 com uma moto-foguete de dois motores Suzuki. A moto foi testada nesta semana nas planícies de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, e a data para o desafio ainda não foi anunciada.

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Toyota movido a hidrogênio

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A Toyota anunciou que irá lançar em 2015 seu primeiro automóvel com propulsão a hidrogênio. A tecnologia é a forma mais limpa de impulsionar um veículo e também uma das mais caras. O modelo de produção será baseado no conceito FCHV (sigla em inglês para Veículo Híbrido movido a Célula de Combustível), que será apresentado no Salão de Frankfurt, a partir desta semana. A autonomia do veículo é de até 563 km. Quando lançado, daqui dois anos, o carro custará 82,5 mil euros (cerca de R$ 265,5 mil). A Toyota admite que o valor é alto, mas espera conseguir isenções de governos para torná-lo mais competitivo.

Piloto cego bate recorde

O escocês Stuart Gunn, de 39 anos, se tornou o portador de necessidades especiais mais rápido do mundo com uma motocicleta. Ele atingiu 268 km/h em um aeroporto em North Yorkshire, na Inglaterra. Detalhe, Gunn é cego. Ele acelerou uma Suzuki GSX 1300R, a Hayabusa, com motor de 200 cv. Para não perder o rumo, Gunn usou os "olhos" de seu pai, que o orientou por um intercomunicador no capacete. Aos 28 anos, o piloto sofreu um acidente de moto que deixou seu corpo parcialmente paralisado. Anos depois, devido a problemas nas lesões, Gunn teve crises de convulsões e isso resultou na perda da visão.

Homenagem ao predecessor

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Braço de carros esportivos da Fiat, a Abarth comemora os 50 anos do lançamento do Abarth 595 com a série limitada Fiat 595 Abarth 50th Anniversary, derivada do 500 atual. A edição de 299 unidades vem apenas na cor branca com faixas laterais e o logotipo do escorpião em vermelho, repetindo o padrão do 595 original, e usa o motor turbo de 1.4 com potência ajustada para 180 cv, o que o torna o mais potente 595 já fabricado. Na versão de 1963, o Abarth 595 era um Fiat "Nuova" 500 com motor de 0.6 preparado para 38 cv e velocidade máxima de 135 km/h.