Identificar sinais de risco e antecipar manobras evasivas. É sobre isso que o motociclista Bozoka vai falar durante a palestra "Consciência e segurança motociclística", que será ministrada nos dias 11 e 12 de maio, em Curitiba. O palestrante é motociclista com mais de 30 anos de experiência, piloto de teste e escritor. Ele usa filmes e animações para mostrar aos colegas como eles podem se proteger no trânsito das grandes cidades. O evento é uma iniciativa das concessionárias Motonda e Hobby e é aberto a todos os motociclistas.
Bozoka lembra que em algumas capitais brasileiras o número de acidentes envolvendo motos aumentou até 100% nos últimos anos. E a gravidade dos acidentes também é sempre maior. De acordo com ele, enquanto o porcentual de vítimas fatais em acidentes de carros é de no máximo 7%, com motociclistas o índice varia de 61% a 82%.
As dicas de Bozoka já foram exploradas no livro Sobrevivência no Trânsito para Motociclistas Guia de Consultas. Em pouco mais de 200 páginas ele aborda os mais importantes pontos da pilotagem urbana e rodoviária, como cruzamentos, cidades, campos minados para motociclistas, frenagem, curvas, pilotagem noturna, exercícios de alongamento, prevenção de lesões e pilotagem em grupo, além de outros temas.
Bozoka também participou de expedições e duas dessas viagens se transformaram em livros: Na Trilha dos Incas e Uma Aventura Gelada de Fortaleza para a Antártica de Moto.
Toda essa experiência fez com que ele desenvolvesse o método de pilotagem segura que ele denomina "consciência situacional motociclística", baseada na antecipação dos acidentes.
O método é exposto para motociclistas de todo o país por intermédio da realização de palestras.
Serviço: A palestra será realizada no dias 11 e 12 de maio, das 19h30 às 21h, no auditório da Fesp. O endereço é Rua Dr. Faivre, 141. A entrada é gratuita. Informações: (41) 3332-3538 e motonda@motondamotos.com.br.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião