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Quais as diferenças técnicas entre o motor normal e o bicombustível? Existe possibilidade de adaptar para bicombustível um motor aspirado com carburador?

Marcelo Ernani dos Santos, 33 anos

O sistema de alimentação de um motor à combustão, tanto com injeção eletrônica quanto com carburação, tem por função principal a dosagem correta do combustível em função da quantidade de ar admitido pelo motor. No sistema com injeção eletrônica um sensor de vazão mede a quantidade de ar que está sendo admitida pelo motor, informando à central eletrônica de controle que comanda os bicos injetores para que estes abram por um intervalo de tempo suficiente para que a quantidade necessária de combustível seja injetada.

No sistema com carburação, por outro lado, o carburador é constituído por um venturi – tubo com seção restrita, que, em função da passagem de ar gera uma região de baixa pressão – que aspira uma quantidade de combustível, da cuba, em função da depressão gerada pelo venturi. Logo, um sistema com carburação tem ajustes fixos – tamanho do venturi, gargulantes - orifícios calibrados – por onde passa o combustível com tamanho fixo e nível de cuba definido. Um sistema com injeção eletrônica pode ser mais flexível, ou seja, a quantidade de combustível injetado pode ser regulada pelo momento em que se inicia a injeção (abertura dos bicos) e pela quantidade de combustível injetado (tempo durante o qual os bicos ficam abertos). A maior diferença entre um motor à gasolina e um motor a álcool é que o primeiro exige em torno de 14 partes de ar para cada parte (em massa) de gasolina para um funcionamento ótimo e o segundo exige em torno de 9 partes de ar.

Ou seja, um carburador ajustado para gasolina irá entregar pouco álcool (mistura pobre) se for usado com este combustível. Da mesma forma, um carburador ajustado para álcool irá entregar muita gasolina (mistura rica), se for usado com este combustível. Portanto, um motor com carburação somente funciona com um combustível de cada vez – ou álcool ou gasolina, devendo ser feito um ajuste (que significa troca de componentes) para cada mudança de combustível. Um sistema de injeção, por sua vez, consegue identificar o combustível empregado no motor através da sonda lambda, que percebe se a relação ar/combustível está correta. Se sobrar oxigênio significa que é preciso injetar mais combustível. Se faltar oxigênio significa que é preciso injetar menos combustível. Logo, um motor com injeção, do ponto de vista do sistema de alimentação, sempre possibilitou a aplicação com combustíveis diferentes (álcool e gasolina).

Carlo Giuseppe Filippin, professor de Sistemas Mecânicos Automotivos da Universidade Tuiuti e de Engenharia Mecânica da UFPR.

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