A busca por eficiência e pelo cumprimento de normas de emissões passa por tecnologias como o turbo.
Para o consumidor, além da vantagem de ter modelos mais econômicos, tem-se também carros com retomadas mais seguras, graças ao torque forte em baixos giros e em uma faixa de rotação mais ampla.
Pena que as opções de carros turbo acessíveis ainda são poucas.
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Selecionamos os sete modelos turbinados mais em conta do país.
7° Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI
Preço: R$ 74.680
Motor: 1.0 12V, de 128 /115 cv
O sedã compartilha a plataforma MQB com o Polo e também a opção do motor TSI, que atua com a caixa automática de seis marchas.
O recém-lançado sedã tem, entre os destaques, o amplo porta-malas com 521 litros de capacidade.
6° Peugeot 308 e 408 Business THP
Preço: R$ 69.990
Motor: 1.6 16V, de 173/ 166 cv
O hatch e sedã da marca francesa podem passar despercebidos nas vendas, porém, entregam um dos desempenhos mais bacanas e são os médios turbinados mais baratos do Brasil, com espaço, nível de acabamento superior e bons equipamentos de série.
O motor é o consagrado THP. Tem torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm e trabalha com a caixa automática de seis marchas.
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5° Ford Fiesta SEL Style EcoBoost
Preço: R$ 69.790
Motor: 1.0 12V, de 125 cv
O hatch da Ford usa um dos 1.0 mais potentes do mercado. O EcoBoost três cilindros só bebe gasolina, tem injeção direta, variação dos comandos de válvulas na admissão e no escape e gera 125 cv e torque de 17,3 kgfm a 1.400 rpm.
Vem equipado com o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, que já foi alvo de recall na linha, mas a marca garante que houve uma atualização para solucionar o problema.
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Há rumores de que o Fiesta perderá esse tipo de transmissão na linha 2019 devido à chegada do Ka automático. Caso se concretize, é fim da versão EcoBoost, uma vez que ela é oferecida apenas com o Powershift.
4° Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI
Preço: R$ 68.120
Motor: 1.0 12V, de 128 / 115 cv
O TSI aqui é mais potente e gera 20,4 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Tem comando duplo de válvulas e variação na admissão e no escape. No caso, é a opção de modelo turbo com câmbio automático (de seis marchas) com menor preço no mercado.
3° Hyundai HB20S Comfort Plus
Preço: R$ 57.590
Motor: 1.0 12V, de 105 / 98 cv
A versão três-volumes do compacto da Hyundai segue o preço competitivo e usa o mesmo motor do hatch. Acaba por ser o sedã turbo mais em conta do Brasil.
2° Volkswagen up! move TSI
Preço: R$ 56.850
Motor: 1.0 12V, de 105 / 101 cv
O tricilíndrico tem a mesma potência do rival da Hyundai com etanol, mas usa injeção direta e é mais esperto com gasolina. A caixa manual de cinco marchas ajuda no conjunto divertido, ágil e eficiente.
O torque de 16,8 kgfm aparece em 1.500 rpm e essa versão é uma das mais econômicas do país, com médias de 10,0 e 11,5 km/l com álcool e de 14,3 e 16,3 km/l, com gasolina (nota A no Inmetro).
1° Hyundai HB20 Comfort Plus
Preço: R$ 51.790
Motor: 1.0 12V, de 105/ 98 cv
O motor Kappa três cilindros tem comando duplo de válvulas, variação na admissão e é o turbo mais barato do mercado.
O torque de 15 kgfm com etanol já se apresenta nas 1.500 rpm, o que garante ultrapassagens e subidas em ladeiras com disposição.
Trabalha com o câmbio manual de seis marchas e, segundo o Inmetro, faz médias de 8,2 e 10,1 km/l com álcool e de 11,6 e 14,3 km/l, com gasolina – nota A na categoria e B, no geral.
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