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A Yamaha XJ6 tem 77 cavalos de potência máxima e pode ser encontrada nas lojas por R$ 27.500 | Fotos: Agência Infomoto e Divulgação
A Yamaha XJ6 tem 77 cavalos de potência máxima e pode ser encontrada nas lojas por R$ 27.500| Foto: Fotos: Agência Infomoto e Divulgação
  • A Kawasaki ER-6n é a moto mais barata do segmento de 600 cc. Custa R$ 25.550
  • Kawasaki Versys, de uso misto, chega às concessionárias este mês
  • A Suzuki V-Strom 650 disputa mercado com a Kawasaki Versys
  • A XT 660R é líder no segmento trail: vende em média 2.400 unidades/ano
  • A Honda Hornet é líder entre as 600cc e a Yamaha XJ6 é uma moto mais barata
  • Suzuki Bandit 650: preços variam de R$ 28.900 a R$ 30.500
  • A BMW G 650 GS é um dos lançamentos mais recentes da categoria
  • Conheça detalhes de alguns dos modelos de motos da categoria 600 cc

Desde a chegada da CB 600F Hornet ao mercado nacional, em 2004, a categoria das motos entre 600 e 700 cm³ de capacidade vem ganhando a cada dia mais força e espaço. Nos últimos três anos, as marcas am­­pliaram suas linhas de produtos e, consequentemente, sua participação de mercado. Ou­­tros fatores que também contribuíram para esse crescimento foram o amadurecimento do mo­­tociclista brasileiro e também sua ascensão econômica. Hoje, há dez modelos sendo oferecidos ao consumidor, entre trails, que encaram qualquer tipo de aventura, e as nakeds, mo­­tos nuas, sem carenagem. Isso sem falar nas superesportivas. O time das mais "desejadas" do Brasil é formado por Honda Hornet, Ka­­wa­­saki ER-6n, Yamaha XT 660R e XJ6 (N e F), Suzuki Bandit 650 (N e S) e V-Strom 650. Os lançamen­tos mais recentes desta categoria são a BMW G 650 GS, montada em Manaus (AM) pela Dafra, e a Kawasaki Versys, que chega em junho e será a concorrente direta da dual purpose da Su­zuki. Os preços variam entre R$ 25.550 (ER-6n) e R$ 37.390 (Versys, com sistema de freios ABS). Entre as trails e as nakeds, o motociclista pode optar pelo es­­tilo, design e configuração me­­cânica que mais lhe agrada: um cilindro, dois cilindros em "V" ou dois cilindros paralelos ou até quatro cilindros em linha. No primeiro quadrimestre do ano, 3.880 unidades dessa faixa de cilindrada foram comercializadas no país. Se o mercado de duas rodas continuar em ascensão, essa categoria de médias cilindradas deve encerrar o ano com quase 12 mil unidades vendidas, contra 8.122 de 2007, se­­gundo dados da Federação Na­­cional da Distribuição de Veí­culos Automotores (Fenabrave). Ou seja, um crescimento de 43% em três anos. Parece pouco se compararmos com o volume de motos de 150 cc vendidas mensalmente, que tem 88% de todo o mercado nacional. Mas o mercado acima de 400cc já re­­presenta 2% do total de motos comercializadas no Brasil, se­­gundo pesquisa da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas. Vale ressaltar que esse é o segmento que mais vem crescendo em to­­do o mundo.Mercado em ebuliçãoLíder absoluta deste segmento de 600cc, a Honda vendeu em 2009 exatas 6.136 unidades da CB 600F Hornet. Já nos primeiros quatro meses deste ano fo­­ram comercializadas 2.014 unidades da moto que está equipada com motor quatro cilindros de 102 cv. Segundo Alfredo Gue­­des Jr., engenheiro e supervisor de Re­­lações Públicas da Honda, o grande trunfo da Hornet foi o de resgatar a tradição da marca nos modelos de quatro cilindros em linha, que chegou ao Brasil nos anos 70 e se imortalizou com a CBX 750 Four, nas décadas de 80/90.

"Antes do lançamento da CB 600F Hornet, a Honda fez uma ampla pesquisa de mercado. Os dados mostraram que teríamos um bom resultado de vendas. A moto tem outras características marcantes além do motor; um belo design e grande esportividade", conta Guedes Jr., dizendo que a marca abriu as portas deste segmento para o público e que ampliou sua base década após década. "Houve ainda uma expansão natural e um amadurecimento do mercado brasileiro", completa.

Considerado uma evolução natural de sua linha de 250 cc, a Yamaha oferece três modelos entre 600 e 700 cm³ de capacidade cúbica: XT 660R e XJ6, nas versões naked e semi-carenada. A XT 660R é líder absoluta de seu segmento trail. Nos últimos três anos vendeu em média 2.400 unidades/ano. Sua principal característica é a versatilidade para rodar em qualquer tipo de piso. A recém lançada XJ6 é uma moto mais comportada, de construção ciclística tradicional que tem agradado muito o motociclista que quer uma moto bonita, confortável, fácil de pilotar e com um motor mais manso e preço mais acessível. A XJ6 tem 77 cv de potência máxima e custa R$ 27.500, enquanto sua antecessora FZ6, tinha 98 cv e custava cerca de R$ 32.000.

Para Ricardo Suzuki, gerente de marketing da Kawasaki do Brasil, a estratégia da marca nipônica é investir em modelos de média e alta cilindradas. "A Honda criou um mercado, mas hoje há vários outros produtos que se encaixam nesta categoria e faixa de cilindrada. Da Ka­­wa­saki temos a ER-6n e a Versys, moto de uso misto que chega às concessionárias em junho para brigar diretamente com a Su­­zuki V-Strom 650", conta o ge­­rente da "Kawa", dizendo que o grande diferencial dos modelos é seu motor de dois cilindros paralelos.

Segundo o responsável pelo marketing da Kawasaki, a estabilidade econômica e o aumento da renda do brasileiro têm impulsionado as vendas de modelos de maior valor agregado. "O motociclista está mais exigente e, consequentemente, busca produtos de uma categoria superior", explica Ricardo Suzuki. Só por curiosidade, a Kawasaki já produz três modelos em Manaus (AM): Ninja 250, a ER-6n e a Z 750. No total, são 700 unidades/mês.

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