Para uma boa frenagem, além de bons freios, é necessário também prática na pilotagem| Foto: Fotos: Arquivo
Motos apresentam versões com e sem o ABS

O sistema de freio de uma motocicleta sempre foi um assunto que levanta discussão sobre sua eficiência. Muitos pilotos acreditam no poder dos freios; já outros não são tão confiantes na hora da frenagem. Dispositivos para melhorar a frenagem como, por exemplo, o freio antibloqueio (conhecido pela sigla ABS, anti-block system) é mais famoso no mundo das quatro rodas, porém ano após ano ganha espaço também no universo motociclístico. A tecnologia, que começou a ser desenvolvida na década de 80, tem salvado a vida de muitos motociclistas mundo afora.

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O objetivo dos freios ABS, tanto nas motos como nos carros, é frear com mais segurança e controle do veículo. Segundo o Insurance Institute for Highway Security (instituto das seguradoras norte americana para a segurança viária), motos com ABS representam 28% a menos de acidentes fatais em cada dez mil motos registradas nos Estados Unidos. Para uma boa frenagem, além de bons freios, é necessária também prática na pilotagem.

Para os leigos, o sistema ABS atua nos freios da moto, impedindo que as rodas travem. Seu princípio de funcionamento é parecido com o de um automóvel. Pequenos discos (semelhantes ao disco de freio, porém cheios de ranhuras) instalados no cubo das rodas atuam com os sensores do ABS e realizam a "leitura" da velocidade das rodas durante a frenagem. Quando a roda está prestes a travar, os sensores enviam um sinal para a central do ABS e a mesma envia um sinal para "aliviar" a pressão aplicada no freio. "O sistema ABS colabora para manter o comportamento equilibrado da motocicleta em frenagens em diferentes pisos e, consequentemente, oferece maior segurança ao motociclista", explicou Alfredo Guedes Jr, engenheiro da Honda.

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Muitas motos apresentam versões com e sem o recurso. Essa prática é normal ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Abordando a questão de vendas o apelo da segurança que o sistema oferece ainda não chama muito a atenção dos motociclistas. Ou o preço superior da versão com ABS acaba fazendo o consumidor abrir mão de sua segurança.

Para se ter uma idéia da preferência do consumidor, tome-se como exemplo a Honda CB 600F Hornet. Segundo a montadora, no primeiro trimestre de 2009 foram vendidas apenas 546 unidades da naked equipada com sistema ABS, que tem preço sugerido de R$ 34.280. Já na versão standard o número de vendas chega perto do dobro: 970 unidades. E o preço também cai bastante, a Hornet sem ABS sai por R$ 31.980

Como a história do dispositivo é recente, poucos estilos de motos têm como opção o uso do ABS. Para termos uma idéia do "atraso" desse recurso, somente em 2009 uma superesportiva pode vir equipada de fábrica com tal atrativo. Trata-se das Honda CBR 2009, nas versões de 600 e 1000 cm·, disponíveis no exterior e equipadas com um moderno sistema eletrônico de frenagem.