O segundo semestre do ano estará recheado de lançamentos em duas rodas no Brasil. Mesmo com a queda vertiginosa na indústria, que retraiu 33,4% no primeiro semestre de 2016, o país receberá várias novidades, que irão das scooters aos modelos de baixa e alta cilindrada.
Em junho, a Honda trouxe duas novas esportivas ao país, a CB 650F e a CBR 650F. Já a marca clássica Vespa, pertencente ao grupo Piaggio, terá operação própria por aqui, incluindo lojas exclusivas das duas marcas.
Além destas, outra marca tradicionais que virá com tudo será a BMW, que terá uma fábrica própria em Manaus e trará a inédita G 310 R, a primeira motocicleta de baixa cilindrada da alemã.
Abaixo, confira os lançamentos que prometem mexer com o mercado:
Honda CB 650F e CBR 650 F
Apresentadas ao público brasileiro em junho, a linha 2017 da versão naked (CB 650F) e com carenagem (CBR 650 F) da esportiva ganhou grafismos e cores exclusivas para o país, inspirados na equipe de corrida. Sem novidades nos propulsores, de quatro cilindros e 649 cc e câmbio de seis marchas, os modelos prometem redução nas emissões e garantia de três anos, sem limite de rodagem. Os preços partem dos R$ 37 mil.
BMW G310 R
A marca alemã estreará a produção de sua fábrica em Manaus com um modelo inédito: a moto de baixa cilindrada G 310 R. Até então, as motocicletas eram montadas na fábrica da Dafra, mesmo local da KTM e da Ducati no Brasil. A naked terá motor de um cilindro e 43,5 cv de potência, aliado a uma transmissão de seis velocidades. Ainda sem preços divulgados, a motocicleta estará à venda na Europa a partir dos 4.950 euros (cerca de R$ 18 mil).
Triumph
A marca inglesa planeja lançar no segundo semestre nada menos que cinco motos. A scrambler Bonneville terá duas versões: a T120, disponível desde julho, e a T120 Black, prevista para setembro. Com motores de dois cilindros de 1,2 mil cilindradas, terão preços em torno dos R$ 42,5 mil. Entre as outras novidades que estrearam no país em julho estão a Thruxton R (foto), que sai a partir dos R$ 55 mil; a naked Speed Triple, de 1,5 mil cc e mais de 135 cv; e a aventureira Tiger Explorer, com motor de 1.215 cc.
Ducati XDiavel e 959 Panigali
A italiana Ducati também não ficará para trás e deve lançar ao menos três produtos por aqui. A XDiavel (foto) será montada em Manaus e chegará nas concessionárias a partir de agosto a partir de R$ 75 mil. Com um visual metade naked e metade estradeiro, a moto terá um bloco de dois cilindros de 1.262 cc e 156 cv. Além desta, outra novidade será a esportiva 959 Panigale. Previsto para desembarcar em novembro, o modelo terá um motor de dois cilindros em ‘L’ de 955 cilindradas e 157 cv.
Piaggio e Vespa
Com operação confirmada no Brasil, a Piaggio, marca tradicional de scooters na Itália e dona da Vespa, terá fábrica e concessionárias próprias no país – com grandes chances de chegar à Curitiba. Ainda sem modelos confirmados, a fabricante pode trazer modelos baseados nos clássicos desenhos da Vespa, como a Primavera (foto), que possui motores de 50, 125 e 150 cilindradas, e a Piaggio Beverly 300i, que teria como competidores diretos a Dafra Citycom 300i e a Honda SH 300i.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast