A Mostra alemã tem como tema a necessidade de fabricar modelos com motores eficientes, que não sejam nocivos ao meio ambiente. Dentro deste contexto, entram os novos motores híbridos e células a combustível, que utilizam hidrogênio como principal fonte de energia, além dos propulsores a diesel com baixa emissão de poluentes.
Peugeot 308
A Peugeot aproveita o salão para fazer a apresentação mundial do 308, sucessor do 307, que começa a ser vendido ainda em setembro na Europa. Além dele, a marca exibe uma versão híbrida do 308 (foto). O veículo-conceito mescla o funcionamento de um motor a diesel e um gerador elétrico que trabalha até os 110 km/h. A estimativa é que o 308 híbrido chegue às linhas de montagem em 2010.
Accord Tourer
A Honda está com a nova geração do Accord Tourer. A versão conceito mostra as novidades que serão incorporadas ao modelo que deve ser lançado em meados de 2008. Ele traz design mais esportivo e nova tecnologia no chassi. Outra atração é o FCX Concept, que funciona à célula de combustível. Com ela o carro chega a 570 quilômetros de autonomia e 160 km/h de velocidade. O modelo deverá ser vendido no ano que vem.
Citröen C-Cactus
O protótipo C-Cactus, da Citroën, é um exemplo perfeito de carro híbrido, a diesel e eletricidade - mas que usa tão pouco o motor a explosão que o consumo fica em torno de 30 km/l. Seu teto é transparente e os instrumentos estão espalhados pelo cubo do volante e pelo console central. A Citroën ainda apresenta o C-Airscape, um conversível-conceito baseado no sedã C5, que traz sob o capô o motor 2.7 litros V6 HDi, acoplado à caixa automática de seis marchas; este conjunto rende 208 cv.
Toyota Endo
Pelo lado da Toyota aparece o compacto Endo; duas novas versões para a gama Yaris, sendo uma delas com motor 1.0; versão Cross Sport do RAV4; novos equipamentos e acabamentos para o Land Cruiser; e a comemoração dos 10 anos do uso da tecnologia híbrida.
Hyundai Veloster
A Hyundai comparece com o conceito Veloster. Equipado com um motor 2.0 litros, de quatro cilindros, o carro conta com um projeto diferenciado em relação aos outros produtos da marca. Seu teto todo envidraçado explica a origem de seu nome. Do interior tem-se a impressão de estar em um veículo sem capota. O i-Blue Fuel Cell Electric é outro elemento que mostra ao mundo os avanços das tecnologias não-poluentes. O protótipo é equipado com motor movido a hidrogênio, que não emite gás poluente.
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