Sumaré (SP) – Mostrado pela primeira vez no país em 2004, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Murano é classificado como crossover por misturar estilos de utilitário-esportivo, cupê e sedã em um único veículo. Seu desenho foi inspirado em uma bola de futebol americano e desde seu lançamento em 2003, o modelo acumula média de vendas de 100 mil unidades anuais na Europa, Japão e Estados Unidos.

CARREGANDO :)

A parte frontal em forma de cunha, com uma grade decorada por elementos tubulares e uma enorme entrada de ar, identifica a sua vocação de veículo fora-de-estrada. Os faróis com desenhos geométrico estão integrados com a tampa do motor. E o logotipo da marca está inserido em uma placa com forma de trapézio no centro da grade. Na lateral, o destaque é a coluna traseira marcada por uma janela triangular. O vidro traseiro tem formas arredondadas como as principais linhas da carroceria. Suas rodas de 18 polegadas e seis raios dão a impressão de um veículo de maior porte.

Por dentro, predominam couro e aplicações de alumínio típico de carros de alto luxo. O painel mistura formas clássicas com ousadia. A seção central, na qual estão instalados em uma placa de alumínio os equipamentos de som e de ventilação, com seus respectivos comandos, é avançada de modo a formar uma superfície plana na parte superior. O módulo principal contém o contagiros, velocímetro e indicadores de temperatura e do nível de combustível, todos em formato circulares. O volante é de três raios e abriga os comandos do rádio e do controlador de velocidade. O console central abriga a alavanca do câmbio automático, teclas de ajuste elétrico dos retrovisores externos, de bloqueio da tração e aquecimento dos bancos dianteiros.

Publicidade

Entre os principais equipamentos de série oferecidos no crossover estão faróis de xenônio com ajuste de facho, freios a disco com ABS, EBD e Brake Assist, rodas de alumínio de 18 polegadas, equipamento de áudio "Bose", comandos de som e controladores de velocidade no volante, monitor de cristal líquido no painel e ar-condicionado automático. A lista inclui ainda, air-bags duplos para motorista e passageiro, air-bags laterais e tipo cortina.

Segundo Nélio Bilate, diretor de Vendas e Marketing da Nissan Mercosul, o Murano veio se juntar ao 350Z como construtor de imagem da marca Nissan. O modelo é estratégico dentroprograma Shift mercosul, anuncuado em setembro pelo presidente da Nissan Mercosul, Thomas Besson. O programa prevê investimentos de US$150 milhões, parte dos quais nolançamento de seis novos produtor até 2009. O Murano é o primeiro a chegar. Depois aparecem a nova geração do sedã Sentra, o hatch médio Tiida e a picape Navarra. Os outros dois modelos não foram revelados, mas pelo menos um deles será produzido na fábrica Renault/Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná.

Veja também