O Museu Harley-Davidson colocou à mostra em exibição especial a motocicleta que ficou à deriva por mais de um ano no Oceano Pacífico após o trágico tsunami que devastou partes do norte do Japão no ano passado. A mostra é feita a pedido do proprietário, Ikuo Yokoyama, que pediu para a moto ser preservada na condição atual como um memorial para aqueles cujas vidas foram perdidas ou mudaram para sempre pela catástrofe natural.
A Harley-Davidson Softail Night Train FXSTB modelo 2004 foi encontrada na costa de British Columbia, no Canadá, por Peter Mark. A região canadense fica separada da costa japonesa por 7 mil quilômetros. A moto fez o trajeto em um contêiner que, após ancorar na praia, foi arrastado de volta ao mar deixando-a na areia.
Mark encontrou a motocicleta ainda com sua placa de licença, por isso foi possível identificar o dono. "Esta moto tem uma história incrível para contar e estamos honrados em poder compartilhá-la", disse Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson.
Yokoyama perdeu três familiares e sua casa e hoje vive em alojamento temporário da prefeitura de Miyagi, no Japão. Ainda lutando para reconstruir sua vida no rescaldo do desastre, Yokoyama recusou a oferta da Harley-Davidson de devolução da moto reformada. A motocicleta foi encontrada com seu conjunto bem preservado, mas com bastante ferrugem.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião