A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, mantém o museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia, onde não só conta a história da origem da marca como também procura fornecer aos visitantes uma compreensão da importância da pesquisa, criação e criatividade.
O museu foi construído no antigo parque industrial da matriz da Toyota Spinning & Weaving Cia. Ltda, que não chegou a ser atingido pelas bombas da Segunda Guerra Mundial. E diferente do que muitos podem imaginar, a Toyota não nasceu como indústria automotiva. A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896. O negócio da tecelagem Toyoda progredia à medida que seu fundador criava novas tecnologias, como o primeiro tear automático, que fez a produção de tecidos dar um grande salto no Japão.
A ideia de construir carros veio do filho de Sakichi, o jovem Kiichiro Toyoda. A fascinação pelos automóveis teve início quando ele visitou o Ocidente e conheceu algumas fábricas nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá, no início dos anos 20, Kiichiro trouxe na bagagem o sonho de produzir carros com tecnologia e mão de obra 100% japonesa.
O sonho virou realidade em 1933, quando kiichiro cria a divisão de automóveis dentro da tecelagem de seu pai. Em 1936 nasce o primeiro carro da Toyota, o Modelo AA. Nessa época o nome da empresa ainda era Toyoda (do sobrenome da família). A mudança para Toyota ocorreu no ano seguinte. A troca da letra D pelo T se deu porque, em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de muita sorte e prosperidade naquele país. Nascia em 1937 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC).
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião