A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, mantém o museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia, onde não só conta a história da origem da marca como também procura fornecer aos visitantes uma compreensão da importância da pesquisa, criação e criatividade.
O museu foi construído no antigo parque industrial da matriz da Toyota Spinning & Weaving Cia. Ltda, que não chegou a ser atingido pelas bombas da Segunda Guerra Mundial. E diferente do que muitos podem imaginar, a Toyota não nasceu como indústria automotiva. A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896. O negócio da tecelagem Toyoda progredia à medida que seu fundador criava novas tecnologias, como o primeiro tear automático, que fez a produção de tecidos dar um grande salto no Japão.
A ideia de construir carros veio do filho de Sakichi, o jovem Kiichiro Toyoda. A fascinação pelos automóveis teve início quando ele visitou o Ocidente e conheceu algumas fábricas nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá, no início dos anos 20, Kiichiro trouxe na bagagem o sonho de produzir carros com tecnologia e mão de obra 100% japonesa.
O sonho virou realidade em 1933, quando kiichiro cria a divisão de automóveis dentro da tecelagem de seu pai. Em 1936 nasce o primeiro carro da Toyota, o Modelo AA. Nessa época o nome da empresa ainda era Toyoda (do sobrenome da família). A mudança para Toyota ocorreu no ano seguinte. A troca da letra D pelo T se deu porque, em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de muita sorte e prosperidade naquele país. Nascia em 1937 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC).
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast