• Carregando...
MV Agusta Brutale 1090RR mantém as linhas, mas ganha novo motor de 144 cv | Divulgação
MV Agusta Brutale 1090RR mantém as linhas, mas ganha novo motor de 144 cv| Foto: Divulgação

Diz a máxima que em time que está ganhando não se mexe. Mas a italiana MV Agusta contrariou o dito popular e resolveu fazer melhorias na sua emblemática naked Brutale. Não alterou as elogiadas e harmoniosas linhas do designer Massimo Tam­­burini, porém equipou o modelo com um novo e moderno motor de 1.078 cm³, além de algumas alterações nas suspensões e freios. Assim nasceu a Brutale 1090RR em 2010, como uma das mais radicais nakeds do mundo.

Para sorte de nós brasileiros, a 1090RR é um dos três modelos que a marca comercializa no país – a Brutale 1090R, uma versão mais "simples", e a superesportiva F4 1000 são as outras motos à venda nas concessionárias da marca. Mas como toda mo­­to desenhada por Tamburi­ni, a Brutale merece ser admirada como uma verdadeira obra de arte.

O novo motor de quatro cilindros em linha tem 1.078 cm³ de capacidade, duplo co­­mando de válvulas no cabeçote, válvulas ra­­diais e refrigeração líquida. Pro­­duz 144,2 cv de potência máxima a 10.300 rpm e torque máximo de 11,2 kgfm a 8.100 rpm. Potência suficiente para rodar em alta velocidade – a máxima divulgada é de 265 km/h – e força o bastante para empinar a roda dianteira até mesmo em terceira marcha. Graças à embreagem deslizante e ao controle de tração com oito níveis de ajuste, toda essa brutalidade está um pouco mais controlável. Para as situações de piso molhado, o modelo 1090RR conta ainda com dois mapeamentos do motor: Sport e Rain. Mesmo assim, a Brutale empina facilmente.

Visual radical

O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, bo­­tão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica.

A rabeta traz a lanterna em LEDs embutida e as alças da garupa incorporadas – uma tendência hoje utilizada pela Honda na linha Hornet e CB1000R. As co­­res – preta e branca e vermelha e prata – também são de muito bom gosto.

Mesmo nacionalizada, já que é montada em Manaus (AM) pela Dafra, a MV Agusta Brutale 1090RR que vai ser vendida aqui cobra por isso. Como consequência de seu alto desempenho e ex­­celente acabamento, a naked custa R$ 64 mil. Valor acima de suas concorrentes, porém a mo­­to da marca italiana também se coloca acima da média em diversos aspectos. Se o dinheiro estiver sobrando na conta e você bus­­ca uma naked exclusiva e com alma de superbike, esta má­­quina é, definitivamente, uma boa opção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]