Diz a máxima que em time que está ganhando não se mexe. Mas a italiana MV Agusta contrariou o dito popular e resolveu fazer melhorias na sua emblemática naked Brutale. Não alterou as elogiadas e harmoniosas linhas do designer Massimo Tamburini, porém equipou o modelo com um novo e moderno motor de 1.078 cm³, além de algumas alterações nas suspensões e freios. Assim nasceu a Brutale 1090RR em 2010, como uma das mais radicais nakeds do mundo.
Para sorte de nós brasileiros, a 1090RR é um dos três modelos que a marca comercializa no país a Brutale 1090R, uma versão mais "simples", e a superesportiva F4 1000 são as outras motos à venda nas concessionárias da marca. Mas como toda moto desenhada por Tamburini, a Brutale merece ser admirada como uma verdadeira obra de arte.
O novo motor de quatro cilindros em linha tem 1.078 cm³ de capacidade, duplo comando de válvulas no cabeçote, válvulas radiais e refrigeração líquida. Produz 144,2 cv de potência máxima a 10.300 rpm e torque máximo de 11,2 kgfm a 8.100 rpm. Potência suficiente para rodar em alta velocidade a máxima divulgada é de 265 km/h e força o bastante para empinar a roda dianteira até mesmo em terceira marcha. Graças à embreagem deslizante e ao controle de tração com oito níveis de ajuste, toda essa brutalidade está um pouco mais controlável. Para as situações de piso molhado, o modelo 1090RR conta ainda com dois mapeamentos do motor: Sport e Rain. Mesmo assim, a Brutale empina facilmente.
Visual radical
O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, botão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica.
A rabeta traz a lanterna em LEDs embutida e as alças da garupa incorporadas uma tendência hoje utilizada pela Honda na linha Hornet e CB1000R. As cores preta e branca e vermelha e prata também são de muito bom gosto.
Mesmo nacionalizada, já que é montada em Manaus (AM) pela Dafra, a MV Agusta Brutale 1090RR que vai ser vendida aqui cobra por isso. Como consequência de seu alto desempenho e excelente acabamento, a naked custa R$ 64 mil. Valor acima de suas concorrentes, porém a moto da marca italiana também se coloca acima da média em diversos aspectos. Se o dinheiro estiver sobrando na conta e você busca uma naked exclusiva e com alma de superbike, esta máquina é, definitivamente, uma boa opção.
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