Genebra, Suíça - O Salão de Genebra abriu nesta terça-feira (2) as portas para a imprensa internacional e mostrou que a indústria está realmente investindo nos carros ecologicamente corretos. Os superesportivos ganharam versões híbridas e até a Ferrari abandonou a cor vermelha para ficar verde, pelo menos no conceito 599 GTB Hybrid. Trata-se do primeiro modelo da marca italiana na versão híbrida. O carro é equipado com um motor elétrico que gera 100 cv e 15,2 kgfm de torque, situado atrás do diferencial, que trabalha em conjunto com 6.0 V12, a combustão. O novo 599 GTB também vem equipado com sistema de reaproveitamento de energia cinética Kers, utilizado nos carros de F1.
Além da Ferrari, a Porsche apresenta o conversível 918 Spyder Concept. Com dois assentos e um motorzão V8 posicionado entre os eixos, o carro promete emitir cerca de 70 gramas de gás carbônico CO2 por quilômetro valor equivalente ao de carros compactos. Seu consumo é de espantar qualquer mortal: 1 litro para cada 33 quilômetros percorridos. Seu motor V8 gera mais de 500 cv e funciona em conjunto com outros três motores elétricos que despejam mais de 217 cv de potência. No visual se destacam as enormes tomadas de ar no para-choques frontal e nas laterais.
Outra marca a mostrar grandes avanços na área de tecnologia foi a Mercedes-Benz ao exibir o conceito F800 Style. As portas traseiras são corrediças e não há coluna central para facilitar o acesso dos passageiros. O interior é todo futurístico e o volante foi inspirado na aeronáutica. Tudo é controlado em uma tela. O conceito propõe duas versões. Na Plug-In Hybrid, o motor V6 a gasolina de 300 cv está associado a um elétrico de 109 cv, somando 409 cv, e as baterias de ion de lítio admitem recarga externa. Além de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir 250 km/h, o carro pode rodar de modo elétrico em pequenos trajetos para evitar emissões de escapamento.
Mas não foram só os bólidos que ganharam versões híbridas. A Honda exibe o CR-Concept. O carro é movido a um motor a gasolina e outro elétrico, de 14 cv, e que juntos somam 124 cv. O carro, segundo a Honda, pode rodar até 100 km com 5 litros de gasolina. O carro deve entrar em produção em breve para ser vendido na Europa. A Peugeot aparece com o 5byPeugeot, que é movido por um motor a diesel 2.0 de 163 cv e um elétrico de 37 cv, que totalizam 200 cv. E seu consumo e de 4,1 litros por 100 quilômetros.
Uma fera
A marca sueca Koenigsegg, uma das donas de casa, mostra o seu novo superesportivo. Trata-se do Agera, que chega em comemoração aos 15 anos de sua existência. Com motor V8 biturbo de 4,7 litros, o Agera alcança 910 cv aos 6.800 rpm. Já a marca de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,1 segundos, enquanto a velocidade máxima anunciada é de 390 km/h. A intenção da Koenigsegg é que apenas 20 unidades do Agera sejam produzidas.
* O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião