No período de frio, o número de acidentes nas estrada principalmente os que envolvem caminhões costuma aumentar. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Gilson Cortiano, a neblina é o maior problema nesses dias de temperaturas baixas. Além de diminuir a visibilidade, o fenômeno cria uma película no asfalto que deixa a pista escorregadia e perigosa.
Nos dias frios, a preocupação com os outros motoristas continua valendo, e tem que ser redobrada. Se houver neblina recomenda-se manter faróis baixos. A luz alta prejudica a visibilidade do dono do carro, do motorista que vem na direção contrária e do condutor do carro da frente, o que pode ocasionar acidentes. Além disso, não se deve limpar os vidros embaçados com o carro em movimento. "Este tipo de procedimento tira a atenção do motorista, o que é perigoso. O certo é parar o carro e aí sim limpar o vidros", afirma o inspetor.
A velocidade é outro item que merece tratamento diferenciado. "Nessa época, o motorista deve seguir uma velocidade compatível com as condições da pista". Cortiano ainda explica que "para manter uma distância segura do carro da frente nos dias de neblina, a regra dos dois segundos deve ser dobrada, correspondendo a quatro ". Essa regra determina que o motorista de trás demore, no mínimo, dois segundos para passar pelo mesmo ponto alcançado pelo carro da frente.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião