O Classe R também dá um banho no quesito desempenho. Sob o capô, o crossover traz um poderoso motor 5.0 V8 de 306 cv, que é acoplado a uma eficiente transmissão automática seqüencial de sete velocidades. Este câmbio, inclusive, saiu da tradicional posição no console central e foi parar na coluna de direção, onde é acionado por uma haste no lado direito.
Na pista, o Classe R dá um show. Basta dar a partida e pisar no acelerador para o motorista sentir que o propulsor V8 não está para brincadeira o carro dispara, empurrando com vontade as 2,1 mil toneladas do Classe R. Outro destaque é a estabilidade. Graças ao trabalho dos freios a disco nas quatro rodas com ABS, do controle eletrônico de estabilidade (ESP) e da tração integral, o carro se mantém na mão do condutor mesmo nas curvas mais fechadas.
Além disso, a suspensão pneumática do veículo ajuda na estabilidade, além de absorver bem as irregularidades. Esse sistema, inteligente, reduz em 2 cm a altura do carro quando ele está em alta velocidade. Caso o motorista queira elevar a altura do veículo, por exemplo, para ultrapassar uma lombada ou um asfalto esburacado, ele poderá apertar um botão no console central e elevar a suspensão em 5 cm. Segundo dados da Mercedes-Benz, o crossover faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a uma velocidade máxima de 240 km/h.
Ficha técnica
Motor dianteiro, V8, 3 válvulas por cilindro e 4.996 cm3;Potência máx. 306 cv a 5.600 rpm;Torque máx. 47 kgfm entre 2.700 e 4750 rpm;Câmbio automática seqüencial de sete velocidades;Carroceria normal (4,93 m) e alongada (5,16 m);Tração 4X4 permanente;Porta-malas 225 a 1.931 litros e 295 a 2.366 litros (alongada);Preço R$ 379 mil (versão normal, em Curitiba).
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