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Carros vendidos com air bag como opcional foram avaliados com e sem o equipamento |
Carros vendidos com air bag como opcional foram avaliados com e sem o equipamento| Foto:

Esta semana foi lançado em São Paulo o Latin NCAP, versão latino-americana e caribenha de um programa independente de testes de segurança em veículos já aplicado em diversas regiões do mundo, como Europa, Estados Unidos e Austrália. E para surpresa de muitos – há quem diga que o resultado já era esperado –, oito versões vendidas no Brasil (e fabricadas por aqui ou na Argentina) não tiveram desempenho satisfatório no teste de impacto (crash test) frontal a 64 km/h.

Numa escala de zero a cinco estrelas, onde quanto mais estrelas, mais seguro é o modelo, apenas o Toyota Corolla chegou a quatro estrelas no quesito segurança para adultos, equipado com air bags. Porém, quando se observou a proteção a uma criança na cadeirinha no banco de trás, o sedã recebeu somente uma estrela. Ne­­nhum dos modelos superou duas estrelas na proteção às crianças.

As "notas" mais baixas ficaram com o VW Gol Trend 1.6 e o Peugeot 207 hatch, ambos sem air bags, que receberam uma estrela na segurança para adultos e duas para crianças. Contudo, o modelo mais vulnerável do grupo foi o chinês Geely CK 1 1.3, que ainda não é comercializado no Brasil.

Os testes de impacto do programa foram feitos na Alemanha sob o rigoroso padrão do Euro NCAP, que realiza colisões frontais a 64 km/h. Como forma de comparação, a lei europeia obriga testes a 56 km/h para homologar produtos, enquanto que a brasileira exige testes a 48 km/h. O veículo colidiu com apenas 40% de um obstáculo deformável que simula um automóvel, como se o motorista tentasse desviar. "Escolhemos dois carros (Corolla e Meriva) que são semelhantes aos vendidos na Europa, três modelos populares (207, Gol e Palio) e um importado (chinês) sem adaptação, que vende bastante em mercados como Uruguai e Chile", destacou o coordenador do Latin NCAP, Jean Marie Mortier.

De acordo com a entidade, alguns testes contaram com apoio das próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados. O Latin NCAP foi criado pela Federação In­­­ternacional do Auto­­­mó­­­­­vel (FIA) e pelo Banco Intera­mericano de Desenvolvimento (BID), com supervisão do Euro NCAP.

Para o professor de Engenharia Au­­tomotiva da Universidade Posi­ti­­vo, Wilson Parisotto, a divulgação do teste fará com que os projetos sejam revistos, tanto para os atuais como para os futuros modelos. "O que determina o nível de se­­gurança aplicado em veículos ou é o mercado ou as leis. Veja o caso dos air bags e freios ABS, obrigatórios a todos os modelos a partir de 2014.

Na opinião do especialista, a divulgação de uma lista mais completa de veículos produzidos e/ou comercializados no Brasil submetidos ao crash test ajudaria o consumidor a decidir pela melhor compra, tendo ele em mente o fator comparação. "O brasileiro está a cada dia mais crítico em suas escolhas e isso refletiria em uma compra mais consciente".

Parisotto, que também é gerente de Engenharia de Desen­vol­vimento da Nissan do Brasil, lembra que as montadoras "nacionais" são praticamente todas multinacionais e que algumas delas até exportam produtos tanto para a Europa quanto para EUA. " O custo de aquisição de um veículo no Brasil ainda é muito superior comparado a outros mercados desenvolvidos. Isso precisaria ser revisto. Se leis e mercado demandarem condições mais segura não haveria então razão de termos qualquer diferença (entre o carro produzido lá fora e aqui)", analisa.

Em outras palavras, os equipamentos de segurança dos nossos carros acabam sendo mais simples do que os europeus devido ao alto custo que tal investimento traria no preço final do produto. Porém, se produzidos em larga escala, esse custo ficaria mais reduzido.

A partir de 2012, os testes frontais, traseiros e biodinâmicos (com a utilização de bonecos) serão obrigatórios para homologar os veículos novos no país. O teste completo avalia impactos na cabeça, pescoço, tórax, joelhos e pés. Atual­mente, é exigida apenas a avaliação estrutural de retenção da coluna de direção. Para os modelos já em circulação, esse sistema passará a ser exigido a partir de 2014, o que invalida também os carros que não possuem air bag.

Serviço:

Confira os vídeos e fotos dos testes realizados pela Latin NCAP no site www.latinncap.com/_en/.

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