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É importante parar em um posto para abastecer assim que a luz de reserva acende | Divulgação
É importante parar em um posto para abastecer assim que a luz de reserva acende| Foto: Divulgação

Falta de combustível dá multa

No Artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro consta que ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração média com 4 pontos na carteira. Além disso, o custo da multa é de R$ 85,13. A medida administrativa é remoção do veículo. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), durante todo o ano de 2010 foram registradas 287 multas por pane seca no estado.

Seja por motivos financeiros, por esquecimento ou até mesmo preguiça de ir ao posto mais próximo, algumas pessoas criam o hábito de rodar com os últimos resquícios de combustível. Mas o que muitas delas não sabem é que andar sempre com o tanque na reserva pode trazer problemas futuros para o carro. Os riscos são grandes. Além disso, o condutor pode ficar sem gasolina, situação mais conhecida como pane seca, e, além do transtorno, acabar pagando multa por isso.

De acordo com o professor de engenharia mecânica da Uni­­versidade de São Paulo (USP), Ronaldo de Breyne Salvagni, o fundo do tanque de combustível vai acumulando sujeira, que é a região de reserva. "Essa sujeira pode ser sugada pelo sistema de admissão e entupir o filtro, prejudicando o funcionamento do veículo, explica Ro­­naldo. A reserva deve ser usada apenas para situações de emergência e pelo menor tempo possível.

Mínima

A quantidade mínima de combustível que um veículo deve rodar vai variar de acordo com cada automóvel. "Mas, em geral, seria prudente abastecer novamente quando o tanque estiver com cerca de 1/8 de sua capacidade, uns 5 litros, para a maioria dos carros de passeio", diz.

A falta de combustível também pode ser responsável por vários danos. Um deles é parar o motor e, se o veículo estiver em movimento, provocar acidentes. "Além disso, o processo de partida do motor após uma pane seca precisa retirar o ar do sistema de admissão, pode exigir várias tentativas de partida que podem acabar "afogando" o motor e contaminar o óleo de lubrificação com combustível", explica o professor.

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