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O Trasition possui asas dobráveis que podem trasnformar o carro em avião em apenas um minuto. | Terrafugia/ Divulgação
O Trasition possui asas dobráveis que podem trasnformar o carro em avião em apenas um minuto.| Foto: Terrafugia/ Divulgação

A clássica expressão “é um carro, é um avião...” deixará de ser apenas uma frase imortalizada no filme Superman para ganhar as ruas, ou seriam os céus, pelo mundo!

O que parecia improvável vai virar realidade a partir de outubro, mês em que a startup norte-americana Terrafugia abrirá a pré-venda do seu carro voador.

O modelo chegará ao mercado só em 2019, mas já será possível fazer a reserva do primeiro modelo do gênero. A Terrafugia foi comprada pela chinesa Geely, dona da Volvo e da Lotus.

Além dela, outras empresas têm disputado o título de o primeiro carro voador comercial da história. A holandesa Pal-V, por exemplo, havia planejado entregar as primeiras encomendas do Liberty ainda em 2018, mas já reviu o prazo.

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O veículo possui uma autonomia de 640 km e pode atingir uma altitude 2.473 metros.
Terrafugia / Divulgação

O carro-avião da Terrafugia foi batizado de Trasition e pode levar 2 passageiros - piloto e passageiro.  Ele pode rodar como um automóvel convencional, mas necessita de uma pista para decolagem e aterrissagem como os aviões.

No entanto, de acordo com Chris Jaran, CEo da Terrafugia, em breve essa condição não será mais necessária.

O veículo tem autonomia de voo de 640 km, atinge 160 km/h de velocidade máxima e pode alcançar uma altitude máxima de 2.743 metros.

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A capacidade do tanque de combustível é de 76 litros e o consumo médio registra 19 litros por hora. O motor é o 912iS, fabricado pela Rotax, com quatro cilindros e abastecido com gasolina. Ele tem refrigeração dupla, a ar e líquida.

Há também um propulsor elétrico que funciona no modo automóvel e que faz dele um veículo híbrido. A potência chega a 100 cv.

Por enquanto, o veículo necessita de uma pista igual a de aviões para decolar e aterrisar.
YouTube​ / Reprodução

A compra do Trasition exige habilitação para dirigir e, é claro, a licença para pilotar. Para transformar o carro num avião, e vice-versa, basta apenas apertar um botão que a mudança ocorre em um minuto.

As asas são dobráveis e, com isso, o veículo não necessita de um hangar, mas sim de uma garagem para guardá-lo.

O projeto conta ainda com três câmeras traseiras para facilitar as manobras de estacionamento. A fabricante a aeronave informa que o projeto atende às legislações de segurança, oferecendo uma estrutura rígida, cintos de segurança, airbags e também paraquedas.

E que também já obteve as autorizações previstas dos órgãos reguladores americanos para o uso do Transition naquele país, seja pelo solo ou no ar.

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A velocidade máxima do Trasition é de 160 km/h.
Terrafugia / Divulgação

O valor do Trasition ainda não foi revelado, mas deverá ser alto o suficiente para limitar bastante a sua venda. Segundo a Geely, o objetivo é competir com o uso de aviões de pequeno porte por empresas de grande porte e de transporte, além de governos e consumidores com a conta bancária bem gorda.

O modelo possui dois motores, um a combustão abastecido com gasolina, e outro elétrico.
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Os EUA serão o primeiro mercado a receber a novidade e somente numa segunda fase estreará também na Europa e na Ásia.

A Terrafugia, inclusive, já tem um outro projeto para o segmento, chamado de TF-2. Ao contrário do Trasition, ele conseguirá realizar decolagens e aterrissagens verticais, como é a proposta da holandesa Pal-V.

A startup foi criada em 2006 por estudantes do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , nos Estados Unidos.

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CORCEL COMEMORA 50 ANOS O Corcel foi lançado há 50 anos pela Ford e é até hoje um dos maiores sucessos da montadora. De 1968 a 1986, o modelo somou 1,4 milhão de unidades produzidas. Em seus 18 anos de vida, o Corcel criou um novo parâmetro para o segmento de carros médios. O médio foi baseado no projeto “M”, que a Willys-Overland do Brasil estava desenvolvendo com a Renault quando foi adquirida em 1967. A versão final sofreu adaptações no motor, câmbio e suspensão para atender o mercado brasileiro. Em seu primeiro mês, emplacou 4.500 unidades, cumprindo a missão de ser o carro de volume da Ford O nome Corcel foi escolhido entre 400 opções e pegou carona no sucesso do Mustang. O sedã familiar de quatro portas era formado por linhas simples e equilibradas, tinha tração dianteira e surpreendia pelo espaço interno, visibilidade e conforto. A direção era leve, mesmo com a assistência hidráulica. Era equipado com motor 1.3 e foi o primeiro a trazer radiador selado, que dispensava a reposição de água. Em 1969, a linha ganhou versão de duas portas e GT com teto de vinil, rodas especiais, faixas pretas no capô e nas laterais. #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #ford #corcel #fordcorcel #história #classicos

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