Na oficina
Depois das férias, veja o que deve ser verificado no seu veículo para garantir o seu bom funcionamento:
Os pneus podem ter sofrido um desgaste maior e talvez seja a hora de trocar. Se não, pelo menos faça o balanceamento e o alinhamento.
A suspensão pode ter sido prejudicada pelos buracos da estrada e os freios, em região de serras, também podem ter sido exigidos demais.
Carros que circularam pelo litoral ou enfrentaram poeira e lama precisam de uma boa lavagem. Mas deixe o motor de fora. Depois que a eletrônica invadiu os veículos, saiba que a água pode danificar os componentes eletrônicos que estão sob o capô. O ideal é usar um pano úmido ou uma escova para retirar a sujeira.
Também esqueça a velha prática de pulverizar a parte de baixo do carro com qualquer tipo de óleo, inclusive o de mamona. Eles colaboram para a aderência de sujeira e ainda podem estragar as borrachas de suspensão e as mangueiras.
Antes de viajar todo motorista lembra de levar o carro para a oficina, fazer uma boa revisão e ficar preparado para pegar a estrada. Mas quando volta para casa, raramente vai ao mecânico. É importante que seja feito um check-up no retorno porque nesses dias os veículos costumam circular por terrenos diferentes dos habituais e até enfrentar condições climáticas variadas. Isso além de rodar muitos quilômetros, em alguns casos.
A mesma recomendação vale para o carro que ficou muito tempo parado. É bom dar uma olhada cuidadosa no chão da garagem para identificar eventuais vazamentos de água ou óleo. Os líquidos (inclusive o combustível), aliás, envelhecem e podem prejudicar o bom funcionamento do veículo. A gasolina, por exemplo, perde algumas de suas características químicas e há o risco de entupimento dos bicos injetores. Os pneus também podem estar precisando de uma boa calibragem. E não esqueça do estepe. E deve ser verificada a bateria.
Vários fatores podem influenciar no desempenho do veículo depois das férias: estradas esburacadas ou de terra, com muita poeira e lama; maresia e areia; longos períodos em congestionamentos, principalmente em declives; e excesso de peso em função da lotação máxima do carro e/ou do excesso de bagagem.
Riscos
Eloi Rocha, diretor da AR Motors Nissan, em Curitiba, diz que estradas esburacadas e desniveladas exigem que o motorista faça o balanceamento e geometria na volta da viagem. "Terrenos muito irregulares mexem com a estrutura do carro e podem ocasionar um desalinhamento por conta da falta de estabilidade. Essa situação pode danificar principalmente os pneus, e também a suspensão do veículo, especialmente se não foi realizada uma revisão antes da viagem", afirma. A lama, alerta Rocha, precisa ser retirada antes que seque porque pode ficar impregnada em peças e, a longo prazo, provocar a oxidação.
Para o diretor da AR Motors, quando o passeio programado é para a praia, o ideal é tomar cuidados anteriores à viagem. "O carro deve ser lavado e encerado, para que se crie uma proteção. Assim, a maresia não fica em contato direto com a pintura do carro", segundo ele. Se isso não foi feito, a lavagem na volta da viagem precisa ser feita em local especializado. Rocha diz que lavar em casa não é uma boa escolha porque os equipamentos de limpeza aspirador, esponjas, lavador de pressão, entre outros não costumam ser profissionais e não têm a pressão e capacidade de chegar com tanta eficiência em cantos e espaços do carro como alcançam os especializados.
Também merecem atenção os filtros de ar e de cabine, que protegem o motor das impurezas. Quando chegar a hora, eles devem ser trocados e nunca limpados.
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