O Código de Trânsito Brasileiro, que acaba de completar 14 anos, prevê que uma série de ações e comportamentos dos motoristas são considerados infrações. Estão relacionados na lei 95 artigos, alguns desdobrados em uma série de situações e outros que nem conseguiram sobreviver na prática.
Excesso de velocidade, estacionamento irregular, avanço de sinal vermelho, circular falando ao celular ou sem cinto de segurança e outras infrações são bem conhecidas e figuram no topo do ranking das multas mais aplicadas no Paraná. Mas também há outras que muitas vezes nem o motorista sabe que está fazendo algo que pode gerar uma multa e nem são frequentes as autuações. Conheça algumas delas.
Na chuva
O Artigo 230 diz que conduzir o veículo sem acionar o limpador de pára-brisa quando está chovendo é uma infração grave, punida com multa e retenção do veículo para regularização. No ano passado, em todo o Paraná, apenas 3 motoristas foram autuados, sendo 1 deles em Curitiba. No primeiro semestre deste ano nenhum motorista foi flagrado cometendo essa infração no estado.
Parada
Estacionar ou parar o veículo requer do motorista atenção para vários detalhes. Um deles é a distância em que o carro ficará afastado do meio-fio. Há punições diferentes para quem deixa o veículo distante de 50 centímetros a 1 metro e para quem deixa a uma distância superior a 1 metro. Por exemplo, o Artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro diz que parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de 50 centímetros a 1 metro é infração leve, punida com multa. No Paraná, em 2010, foram feitas 37 autuações, sendo 5 em Curitiba. No primeiro semestre deste ano, 24 e 1, respectivamente.
Bip-bip
Para quem gosta de usar a buzina, é bom saber que o Artigo 227 prevê que é infração de trânsito (leve) usar esse dispositivo em cinco situações diferentes. Uma delas é entre 22h e 6h. Em 2010, 43 motoristas no Paraná foram punidos com multa. Sete deles em Curitiba. No primeiro semestre de 2011, foram 27 casos no estado, sendo que em Curitiba não houve nenhuma autuação.
Carga
Outro cuidado que o motorista deve ter é não dirigir transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Trata-se de uma infração média, punida com multa, segundo o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. Foram feitas 572 autuações no Paraná no ano passado. Dessas, 220 em Curitiba. No primeiro semestre, foram 324 multas aplicadas no estado, sendo 114 na capital.
Lixo
A maioria dos motoristas mantém um lixinho dentro do carro, mas ainda há aqueles que jogam objetos ou substâncias pela janela. Essa é uma infração média, punida com multa, diz o Artigo 172. E não são poucos os motoristas flagrados pela fiscalização. No ano passado, em todo o Paraná, foram 800 autuações, sendo 301 em Curitiba. Este ano não deverá ser muito diferente. De janeiro a junho foram feitas 446 autuações no estado e 114 delas foram na capital.
Brisa
Quando a temperatura sobe dá uma vontade de colocar o braço para fora, curtir aquele ventinho. Mas essa também é uma infração de trânsito, média, punida com multa, diz o Artigo 252. No ranking das infrações com maior incidência em 2010, essa aparece com 1.043 autuações no estado e 205 na capital. No primeiro semestre de 2011, foram registradas 749 multas no Paraná, sendo 146 em Curitiba.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast