Régua- Ao ultrapassar um ciclista, o motorista deve guardar uma distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros. Isso é o que prevê o Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. Quem não respeita essa distância está cometendo uma infração média e é punido com multa. No Paraná, em 2010, foram feitas 11 autuações, sendo 4 na capital. Nos primeiros seis meses deste ano houve um caso no estado| Foto: Ilustração: Benett
Carona- Ganhar tempo no trânsito seguindo um veículo em serviço de urgência, que esteja com prioridade de passagem, pode parecer tentador para os apressadinhos, mas não é legal. O Artigo 190 diz que essa é uma infração grave, passível de multa. Trinta motoristas foram autuados no ano passado. Nove em Curitiba. No primeiro semestre de 2011, 13 foram multados no estado, sendo 1 em Curitiba
Tanque vazio- A famosa pane seca – ficar parado por falta de combustível –, além de ser um transtorno na vida de qualquer motorista, ainda pode ser punida com multa e remoção do veículo por ser considerada uma infração média. Isso é o que diz o Artigo 180. Agentes de trânsito fizeram 287 autuações no estado em 2010, sendo que 93 foram na capital. Este ano, até junho, foram 165 no paraná, sendo 61 em Curitiba
Banho- O Artigo 171 condena ao pagamento de multa o motorista que usa seu veículo para arremessar água ou detritos sobre pedestres ou outros veículos. É o caso do condutor que passa em alta velocidade por uma poça de água na rua e dá um banho em quem está na calçada, por exemplo. Trata-se de uma infração média que gerou, em 2010, 32 multas no Paraná (10 em Curitiba). Este ano, até junho, foram 14 casos no estado, sendo 5 na capital
Confira as quatro categorias para as infrações de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro, que acaba de completar 14 anos, prevê que uma série de ações e com­­portamentos dos motoristas são considerados infrações. Es­­tão relacionados na lei 95 artigos, alguns desdobrados em uma série de situações e outros que nem conseguiram sobreviver na prática.

CARREGANDO :)

Excesso de velocidade, estacionamento irregular, avanço de sinal vermelho, circular falando ao celular ou sem cinto de segurança e outras infrações são bem conhecidas e figuram no topo do ranking das multas mais aplicadas no Paraná. Mas também há outras que muitas vezes nem o motorista sabe que está fazendo algo que pode gerar uma multa e nem são frequentes as autuações. Conheça algumas delas.

Na chuva

Publicidade

O Artigo 230 diz que conduzir o veículo sem acionar o limpador de pára-brisa quando está chovendo é uma infração grave, pu­­nida com multa e retenção do veí­­culo para regularização. No ano passado, em todo o Paraná, apenas 3 motoristas foram autuados, sendo 1 deles em Curitiba. No primeiro semestre deste ano nenhum motorista foi flagrado cometendo essa infração no estado.

Parada

Estacionar ou parar o veículo re­­quer do motorista atenção para vários detalhes. Um deles é a distância em que o carro ficará afastado do meio-fio. Há punições diferentes para quem deixa o veículo distante de 50 centímetros a 1 metro e para quem deixa a uma distância superior a 1 metro. Por exemplo, o Artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro diz que parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de 50 centímetros a 1 metro é infração leve, punida com multa. No Paraná, em 2010, foram feitas 37 autuações, sendo 5 em Curitiba. No pri­­meiro semestre deste ano, 24 e 1, respectivamente.

Bip-bip

Para quem gosta de usar a buzina, é bom saber que o Artigo 227 prevê que é infração de trânsito (leve) usar esse dispositivo em cinco situações diferentes. Uma delas é entre 22h e 6h. Em 2010, 43 motoristas no Paraná foram punidos com multa. Sete deles em Curitiba. No primeiro semestre de 2011, foram 27 casos no es­­tado, sendo que em Curitiba não houve nenhuma autuação.

Publicidade

Carga

Outro cuidado que o motorista deve ter é não dirigir transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Trata-se de uma infração média, punida com multa, segundo o Artigo 252 do Código de Trân­­sito Brasileiro. Foram feitas 572 autuações no Paraná no ano passado. Dessas, 220 em Curitiba. No primeiro se­­mestre, foram 324 multas aplicadas no estado, sendo 114 na capital.

Lixo

A maioria dos motoristas mantém um lixinho dentro do carro, mas ainda há aqueles que jogam objetos ou substâncias pela janela. Essa é uma infração média, punida com multa, diz o Artigo 172. E não são poucos os motoristas flagrados pela fiscalização. No ano passado, em todo o Pa­­raná, foram 800 autuações, sendo 301 em Curitiba. Este ano não deverá ser muito diferente. De janeiro a junho foram feitas 446 autuações no estado e 114 delas foram na capital.

Brisa

Publicidade

Quando a temperatura sobe dá uma vontade de colocar o braço para fora, curtir aquele ventinho. Mas essa também é uma infração de trânsito, média, pu­­nida com multa, diz o Artigo 252. No ranking das infrações com maior incidência em 2010, essa aparece com 1.043 autuações no estado e 205 na capital. No primeiro semestre de 2011, foram registradas 749 multas no Paraná, sendo 146 em Curitiba.