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Na hora de adquirir um carro, a aparência é fundamental. O comprador sempre dá aquela analisada geral na lataria do veículo para depois observar os detalhes. Nesse momento, é importante tomar alguns cuidados. A parte interna do automóvel também merece atenção.

Veja as dicas da Proteste, entidade que atua na defesa dos direitos dos consumidores.

Preste atenção!

Saiba como avaliar melhor o estado de conservação do carro usado e se ele já foi batido

O carro deve estar limpo e em local com iluminação natural. Nunca olhe um veículo em dias de chuva porque a água esconde imperfeições da lataria. Observe se a pintura está homogênea.

Parafusos das portas, do capô e do porta-malas com desgaste ou em mau estado indicam que o carro passou por reparos.

Verifique se as portas fecham bem e se existem distâncias irregulares entre o vão da porta e ao longo do vão entre o capô e o para-lama.

Desconfie do alojamento do motor com ondulações e com pintura nova, parafusos de cores diferentes e solda do motor com fio contínuo (a original de fábrica é pontilhada).

Atenção aos modelos antigos com peças de versões mais novas e faróis e lanternas diferentes.

Bolhas na pintura podem indicar ferrugem. Locais mais prováveis: sob portas e para-lamas, na carroceria, ao redor das tampas do capô e no porta-malas.

Uma maneira de verificar retoques de funilaria e pintura é envolver um pedaço de imã em uma flanela e passá-lo na lataria. Se o imã se desprender é indicativo de reparo no local.

Ao entrar no veículo, certifique-se de que os bancos não estão soltos, empenados, rasgados, sujos ou quebrados e se afundam ao sentar.

Verifique o pedal do freio. Se estiver com um grande desgaste, é indicativo de que o veículo tem uma quilometragem alta.

Cheque se o extintor de incêndio está dentro do prazo de validade e em bom estado. Veja também se o macaco, triângulo, chave de roda e cintos de segurança estão em condições aceitáveis de uso.

Os acionadores (de vidros e travas) e puxadores devem estar em bom estado. Alguns modelos são difíceis de encontrar.

Veja no manual do proprietário se todas as revisões foram realizadas e carimbadas pela concessionária da marca, dentro do limite de tempo/km exigido.

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