Para participar de uma expedição ou até mesmo enfrentar uma trilha não basta checar o estado geral do veículo 4x4 e trajar roupas surradas e botas. Conforme os aventureiros profissionais desta modalidade, os praticantes do off-road precisam sempre ter à mão equipamentos básicos que, em caso de imprevistos, podem dar mais emoção ao passeio sem, no entanto, estragar o seu resultado.

CARREGANDO :)

João Roberto Gaiotto, autor do livro Técnica 4x4 – Guia de Condução Fora de Estrada e veterano em trilhas, diz que não devem faltar cintas de reboque, anilhas (um tipo de gancho) para prender as cintas, rampas de desencalhe, patescas (roldanas) para aumentar a capacidade do guincho e um par de luvas para proteger as mãos das farpas do cabo de aço. E que além da regra básica que jamais se deve aventurar-se sozinho em uma trilha, Gaiotto lembra, que ainda é necessário lanterna, sacos de lixo, ferramentas e repelente.

Outra boa dica, segundo os jipeiros, é que quando se vai para a trilha, deve-se sempre levar água e comida suficiente para o dobro das pessoas que estiverem no carro. Assim, não serão apanhados de surpresa em caso de pernoites no mato a espera de resgate.

Publicidade

Já para aventuras mais longas, o planejamento do roteiro é de fundamental importância, diz Guilherme Wrany Jr., o "Tequila", guia das expedições da Trilha Eurocar, concessionária Troller de Curitiba. Conforme "Tequila", é necessário checar previamente os locais por onde os veículos irão passar e se prevenir contra qualquer imprevisto. Por isto, além dos equipamentos off-road, o bom senso recomenda machado, enxada, pá, facão, cabos de aço, rádios para comunicação, lona, galão para combustível reserva, roupas sobressalentes, bota de borracha, capa de chuva e estojo de primeiros socorros incluídos na bagagem.