A moto é equipada com um propulsor Ducati EVO de 1.100 cc refrigerado a ar que rende até 107 cv a 7.500 rpm| Foto: Divulgação/NCR M4
O farol dianteiro da moto pode ser destacado facilmente
O painel da moto é totalmente digital e pode ser conectado a um computador

Uma moto de rua capaz de se transformar em uma máquina de uso exclusivo nas pistas em me­­nos de cinco minutos. Esse foi o desafio que os engenheiros italianos da NCR se impuseram ao criar a naked NCR M4. A moto apresenta estrutura modular, ou seja, a estrutura do motor e do tanque de gasolina, montados sobre um quadro de treliça são as únicas partes imutáveis da NCR M4, permitindo que as peças restantes sejam substituídas ou removidas para aumentar seu desempenho.

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O farol dianteiro pode ser subs­­tituído por outro à escolha do piloto, e, inclusive, a rabeta de fibra de carbono pode ser eliminada com a mera retirada de al­­guns cabos e de um conector, dei­­xando à mostra a estrutura de titânio, que também carrega uma luz de estacionamento. O painel digital é outra das peças destacáveis e emprega também bateria de lítio independente, plug para ali­­mentação direta e interface com laptop ou PC para ser configurado com o auxílio de um software específico.

O quadro também apresenta os seus elementos de "faça você mesmo". Todo o motor está unido ao restante da moto por cima, fixado por apenas três pontos nas laterais. A ausência de um subquadro ou spoiler que abrace a estrutura por baixo da moto também denota que o propulsor pode ser removido sem maiores dificuldades. Toda essa opção de customização, entretanto, é para pou­­cos. Por enquanto, a NCR M4 ainda está em fase de homologação, inicialmente para o mercado norte-americano, onde deverá custar US$ 49 mil.

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Motor

Equipada com um propulsor Ducati EVO de 1.100 cc refrigerado a ar rende até 107 cv a 7.500 rpm. Um número respeitável para uma naked em condições normais e ainda mais absurdo se considerarmos que toda a moto pesa apenas 130 kg. Para segurar todo o desempenho da M4, a moto con­­ta ainda com freios a disco Brembo Racing em ambas as ro­­das, sendo o dianteiro de 300 mm de diâmetro fixado de forma ra­­dial e com pinça de quatro pistões. Já o disco traseiro tem 200 mm de diâmetro e uma pinça com dois pistões.

Para quem acha que tudo isso ainda não é suficiente e está disposto a pagar US$ 20 mil a mais, a NCR também disponibiliza outra versão da M4. Chamada de One Shot, a moto recebe um tratamento especial da fabricante para extrair o máximo de potência possível.

Aqui, trata-se do mesmo motor Ducati EVO, porém modificado para chegar a 1.200 cc. Para aumentar o desempenho, o propulsor recebeu novos pis­­tões, cilindros e cabeçotes, feitos em titânio, que garantem um torque de 14,3 kgfm a 7.000 rpm, e a uma potência má­­xima na casa dos 132 cv a 8.700 rpm.