A compra de um carro zero km deve ser precedida por uma análise das necessidades e da capacidade de o consumidor assumir os custos de um veículo, afirma o consultor automotivo da empresa Carro e Dinheiro, Leandro Matera. Para ele, aproveitar o desconto no imposto dado no início do mês é uma opção para quem possui o dinheiro em conta e pode levar o modelo desejado para a garagem. Mas, segundo ele, a baixa do IPI não deve ser considerada como fator determinante de compra.
“O impacto do IPI é mínimo diante dos outros custos de um carro. Não é só o preço que está em jogo na hora da compra, mas outros fatores como a depreciação na revenda e os custos com o automóvel”, avalia. Para o consultor, os compradores não devem se deixar levar pela emoção e ficarem com o produto apenas se for necessário. Ele lembra ainda que o motorista deve considerar que 2015 reserva um cenário adverso, com aumento na inflação e alta dos juros, o que pesará no bolso além das prestações.
“O consumidor precisa pensar com cuidado antes de fazer uma compra tão dispendiosa quanto um carro, a qual envolve gastos tanto com a aquisição quanto com a manutenção. Esta é uma chance boa para comprar um veículo, mas só para quem está em condições de compra-lo”, considera Matera.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Malafaia se opõe ao impeachment de Lula e quer foco na anistia; acompanhe o Entrelinhas
Vaticano atualiza estado de saúde do papa e diz que quadro clínico é “complexo”
Eleitorado evangélico crescente barra as chances da esquerda em 2026, diz pesquisa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast