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De frente o que distingue o hatch da versão sedã é a grade na mesma cor da carroceria e as luzes dianteiras de LED na versão top | Divulgação/Ford
De frente o que distingue o hatch da versão sedã é a grade na mesma cor da carroceria e as luzes dianteiras de LED na versão top| Foto: Divulgação/Ford

Ao volante

Condução prazerosa

O New Fiesta Hatch é um carro prazeroso de dirigir. Aliada ao volante de boa empunhadura, a direção elétrica permite tanto uma leveza no momento das manobras quanto a rigidez necessária para controlar o apetite do veículo em velocidades mais elevadas. A "conversa" com as rodas dianteiras é direta, possibilitando desfrutar de uma condução mais esportiva, fazendo jus à proposta do modelo. O banco envolve bem o motorista, deixando-o numa ótima posição para ter sempre o carro à mão. As suspensões, bem acertadas, filtram as irregularidades do solo, propiciando um rodar macio.

No curto test-drive realizado em Punta Del Leste, no Uruguai, durante o lançamento do modelo para a imprensa brasileira, o motor se mostrou elástico e ágil, mesmo em baixas rotações. Ele responde rápido nas partidas e mostra fôlego para fazer ultrapassagens seguras. Os freios tem respostas rápidas, e o câmbio oferece engates precisos.

Saiba mais

Lançado em 2008, o New Fiesta Hatch já vendeu 1,5 milhão de unidades no planeta

- Vendas – Apesar de já estar no show room das lojas, o compacto terá os primeiros exemplares entregues a partir da próxima semana.

- Dimensões – O carro possui 4,06 m de comprimento, 1,97 m de largura e 2,49 m de entre-eixos.

- Cores – Oferece sete opções de cores, verde, azul, prata, cinza, preto, branco e duas tonalidades de vermelho.

- Motor – O bloco Sigma 1.6 é desenvolvido em Taubaté (SP).

- Acrobacias - Para divulgar o New Fiesta hatch, a Ford produziu um vídeo estrelado por Ken Block, piloto norte-americano que compete com um Fiesta preparado em provas de velocidade nos EUA. O vídeo misturou o mundo mágico de Hollywood à categoria de competição Gymkhana. Trata-se de uma sequência de acrobacias no asfalto mais impressionante e bem produzida de que se têm notícia, com uma audiência na internet que já ultrapassa de a 40 milhões de acessos. Confira o video

Quando foi lançado no fim do ano passado, o New Fiesta Sedan recebeu elogios pelas suas linhas modernas e musculosas. Parecia se posicionar numa categoria acima da sua, que é a de sedã compacto. Porém, muitos se perguntavam por que não veio junto a versão hatch, como é natural? Pois, foi necessário quase um ano para a Ford corrigir esse lapso. A carroceria menor do modelo finalmente começa a ser vendida no país -- na Europa e EUA está no mercado há três anos. E a impressão que se tem é a mesma do sedã: o hatch, posicionado por aqui no segmento premium, irá brigar não só com os concorrentes diretos, os compactos Fiat Punto, VW Polo e Citroën C3, mas também deverá atrair clientes de modelos "superiores", como Hyundai i30, Ford Focus, Volkswagen Golf e Citroën C4. Exagero? Talvez não, considerando seus belos traços e, principalmente, por oferecer alguns itens de conforto e segurança não disponíveis nos modelos médios citados.A novidade vem do México apenas na configuração SE, como modelo 2012 e com três pacotes de equipamentos. O preço começa em R$ 48.950, cerca de R$ 2.000 a menos que o irmão maior. O pacote mais simples é similar à concorrência, o que deixa a configuração de entrada um pouco salgada, já que não vem com air bag e nem ABS de fábrica, atualmente indispensáveis num carro dessa categoria. Traz de série direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, vidros elétricos nas quatro portas, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, CD/Player com MP3, computador de bordo, display LCD no painel, alarme e rodas de liga leve de 15 polegadas. A partir do intermediário é que ele começa a se diferenciar dos demais no segmento e a relação custo-benefício aparece. Por R$ 51.950, incorpora air bag duplo, sistema de freio ABS, controles de estabilidade e de tração e dois sistemas que podem pesar a favor na hora da compra. Já imaginou não precisar mais se preocupar com aquela descidinha que o veículo costuma dar em rampas? Um é o assistente de partida em rampa (Hill Assist), que mantém o carro parado por 3,5 segundos após a liberação do pedal de freio. O outro é o sistema multimídia Sync de comando de voz em português. Desenvolvido em conjunto com a Microsoft, permite ouvir mensagens de texto celular, fazer ligações e pedir para tocar uma música do seu aparelho portátil (iPod, pen drive, iPhone...), por exemplo. Uma tela no centro do painel exibe as informações.O pacote completo tem preço de R$ 54.950 e acrescenta air bags laterais, de cortina e de joelhos (num total de sete bolsas), bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de aro 16, além de outros acessórios, como retrovisores laterais aquecidos e com piscas integrados. É nesse catálogo que a Ford projeta concentrar 50% das vendas. Justamente no preço de entrada do Focus, que não oferece todos esses mimos. O próprio do New Fiesta Sedan não traz boa parte dos equipamentos mais sofisticados, no entanto eles serão adicionados na linha 2012.Do três volumes, o hatch herda o motor 1.6 16V Sigma Flex, de 110 cv a 115 cv de potência e 15,5 kgfm e 15,9 kgfm de torque, respectivamente, e o câmbio mecânico de cinco marchas – não há ainda a opção de transmissão automática. Visualmente, além da carroceria, ele se diferencia do irmão maior por trazer alguns detalhes exclusivos, como nova moldura de grade, mais estreita, sem as barras cromadas do sedã e na cor da carroceria, e as lanternas com LEDs nas extremidades do para-choque dianteiro, item disponível só na versão mais cara. O que mais chama a atenção no carro é traseira, que passa a sensação de robustez pelo perfil de cintura alta e com design ousado, que traz enormes lanternas, detalhes cromados e até um aerofólio. De acordo com a Ford, o objetivo foi dar um ar mais esportivo ao modelo.Somente ao entrar no carro é que se percebe tratar de um veículo compacto. Mesmo assim, há espaço suficiente para acomodar quatro adultos e uma criança. O painel estilo aeronave é imponente, igual ao do três volumes. Nota-se um cuidado no acabamento, mesclando partes plásticas com emborrachadas, que são agradáveis ao toque e ao olhar. O ponto que destoa é o número limitado de porta-objetos, que, na verdade, são porta-copos. A falta de iluminação no porta-luvas e no porta-malas -- este reduzido a 290 litros -- também é sentida para um veículo dessa categoria. O que se conclui que o modelo é direcionado para solteiros ou casais sem filhos ou filhos pequenos.Por ser um carro global, hoje ele é o mesmo produto comercializado no mercado norte-americano, inclusive no que diz respeito ao pacote de segurança encontrado na versão top. A Ford projeta vender de 2,5 mil a 3 mil unidades mês do New Fiesta Hatch, o que significa um volume três vezes maior do que o emplacamento do sedã, mas inferior ao Punto e o C3. Por enquanto só à frente do incompreendido Polo.

O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

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