Opções
Conheça as versões da Nissan Frontier 2013.
XE 4x2
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos e 41,09 kgfm de torque. Transmissão manual de 6 marchas. Preço sugerido de fábrica: R$ 90.990.
XE 4x4
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos e 45,8 kgfm de torque. Transmissão manual de 6 marchas. Preço sugerido de fábrica: R$ 98.990.
SE 4x2 Attack
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos e 41,09 kgfm de torque. Câmbio manual de seis marchas. Preço sugerido de fábrica: R$ 98.990.
SE Attack 4x4
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos e 45,8 kgfm de torque. Câmbio manual de seis marchas. Preço sugerido de fábrica: R$ 106.990.
LE 4X4
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos e 45,8 kgfm de torque. Transmissão manual de 6 marchas (câmbio automático de cinco velocidades opcional). Preço sugerido de fábrica: R$ 118.990 (manual) e R$ 126.490 (automática).
LE Attack 4x4
Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos e 45,8 kgfm de torque. Câmbio automático de cinco marchas. Preço sugerido de fábrica: R$ 128.990.
Vendas devem passar de 140 mil
146.200 unidades é a quantidade de picapes médias que devem ser vendidas no Brasil este ano. O volume quase triplicou em comparação com 2005, quando foram comercializados 56.109 veículos.
Mais potência, economia e preço, menos emissões e sem mudanças no visual. Essa é a Nissan Frontier 2013, que deve chegar às concessionárias de todo o país nos próximos dias. O motor turbodiesel 2.5 16V, produzido na Espanha, passou por um processo de atualização e agora atende às novas exigências brasileiras de emissões. A terceira geração do motor YDK tem potência até 32% maior e o torque cresceu até 26%.
A performance melhorada não teve impacto sobre o consumo de combustível. Em comparação com o motor anterior, a economia é de até 10%, resultado da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também reduziram em 26% as emissões, fazendo com que a picape da Nissan seja a primeira do segmento a atender às normas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6) no Brasil.
Para chegar a esse resultado foram feitas algumas modificações, como a troca de componentes para reduzir a fricção das partes móveis da unidade principal do motor e também no cabeçote, que recebeu uma nova geração do sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier passa a contar com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está diretamente relacionado ao controle de emissões do veículo. O sistema de tratamento de gases do escapamento também foi incrementado e a parte estrutural passou por aprimoramentos para acomodar o novo propulsor.
Vendas
Produzida há dez anos no Brasil, a Frontier é um dos principais produtos da marca, diz Tiago Castro, gerente de Marketing de Produto da Nissan. O modelo respondia por 5,6% do mercado de picapes médias em setembro de 2009 e, dois anos depois, saltou para 10,9%. Ainda assim, o volume de vendas em janeiro deste ano, por exemplo, foi inferior ao dos principais concorrentes: Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok.
Castro mostra, ainda, quais são os mercados onde a Frontier tem melhor aceitação. O principal é Brasília, onde muitas vendas são feitas para o governo federal, de acordo com o gerente. Na sequência aparecem as cidades de Goiás, Belo Horizonte e Curitiba.
As mudanças na versão 2013 terão impacto no bolso do consumidor. Os modelos XE e SE ficam, em média, R$ 5 mil mais caros. Para os LE, o acréscimo é de R$ 1,5 mil. Os preços partem de R$ 90.990.
Além de contar com um novo motor, a Frontier 2013 passa a oferecer airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) para todas as versões como item de série. Assim, a opção de entrada da linha, a XE, conta também com os dois equipamentos, tanto com tração traseira como tração 4x4.
Apesar da vocação para terrenos acidentados, a picape da Nissan é confortável para circular na cidade. Com 5,23 metros de comprimento, sua distância entre-eixos é a maior do segmento de picapes médias: 3,2 metros, garantindo bom espaço interno. Além disso, o banco traseiro tem inclinação de 23° no encosto, o que proporciona mais comodidade para os passageiros do banco de trás. A Frontier mede ainda 1,85 metros de largura e 1,78 metro de altura.
A jornalista viajou a convite da Nissan.
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