A Euro NCAP, organização independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na Europa, divulgou as notas dos últimos testes realizados. Seis modelos atingiram a nota máxima (cinco estrelas). O destaque foi o Nissan Leaf, que conquistou a pontuação mais elevada para um veículo 100% elétrico. A estrutura do carro, que coloca as baterias embaixo dos bancos traseiros, não põe em risco os passageiros em caso de acidente.
O elétrico atingiu 89% da meta para segurança adulta, 83% para crianças e 84% na avaliação de sistemas de segurança, como o limitador de velocidade e o controle de estabilidade.
No quesito segurança do pedestre o Leaf conquistou 65% da pontuação possível graças ao formato da frente do carro, que é baixa e por falta de "pontos duros" para possíveis impactos de acordo com o laudo. Os outros modelos que também marcaram a pontuação máxima foram Ford Focus, Volvo V60, Peugeot 508, Citroën DS4 e Lexus CT 200h, graças aos eficazes sistemas de segurança passiva e ativa que os equipam.
A partir de 2012 a Euro NCAP só atribuirá cinco estrelas aos modelos que consigam atingir uma porcentagem entre 40 a 60% na proteção de pedestres, mesmo que nos outros parâmetros de análise obtenham a pontuação máxima. Isso significa que apenas o Leaf e o Volvo V60 materiam as cinco estrelas sob a nova regra.
Na Europa, a Nissan começou a vender o Leaf para o consumidor comum, após já ter negociado 33 modelos à clientes empresariais. A marca espera conseguir emplacar, ao menos, 70 unidades do veículo até o fim do ano. O carro é impulsionado por baterias de íons de lítio que dão a ele uma autonomia de até 160 km após uma recarga de 8 horas em tomadas domésticas de 220 volts.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião