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Edição especial

Sentra com apelo esportivo

A Nissan lança no Brasil o Sentra SR (foto), uma edição limitada em 800 unidades com apelo mais esportivo. Segundo a marca, a versão é su­­cesso nos mercados dos Estados Unidos, Canadá e México. O mo­­delo virá da planta mexicana ao custo de R$ 57.490 (câm­­bio ma­­­­nual de seis marchas) e R$ 62.790 (automático Xtronic).

O modelo tem itens exclusivos, como saias laterais, para-cho­­que traseiro esportivo, aerofólio com luz de freio em LED (exclusividade da versão), lanternas e fa­­róis com máscara negra e logotipo "2.0 SR" na tampa do porta-malas.

O Sentra SR é equipado desde a versão manual com piloto automático, volante com acabamento em couro e regulagem de altura, vi­­dros dianteiros e traseiros elétricos, rodas de liga leve de 16", faróis de neblina, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD), air bag duplo e CD Player com MP3. Será oferecido nas co­­res preto e prata e com o tradicional motor 2.0 16V flex, que gera 143 cv a 5.200 rpm e torque máximo de 20,3 kgfm a 2.400 rpm.

  • Com o March, a Nissan quer volume de vendas no Brasil, algo que não acontece hoje por falta de produto
  • Volante tem raios em T, painel, computador de bordo e conta-giros
  • O air bag duplo está disponível de série desde a versão mais barata
  • Sedã Versa

A primeira semana de vendas oficiais do hatch compacto March superou as expectativas dos concessionários Nissan. Em Curitiba, a média diária foi de cinco unidades negociadas para uma vendida de outro modelo da marca. A procura foi tão intensa que o estoque nas três autorizadas da capital praticamente es­­gotou, boa parte consumido pela fila de espera formada antes mesmo de o carro chegar às lojas.Por isso, quem quiser levar a novidade para casa agora terá de esperar de 15 a 40 dias, até a vinda do segundo lote a partir do próximo dia 10. "Boa parte das unidades que serão faturadas já está comprometida", avisa Rubens Trancoso, gerente Co­­mercial da Globo Nissan. Na A.R. Motors Parque, o primeiro lote acabou em três dias. "Superou as nossas expectativas. Além de ser uma novidade, a forte campanha de mídia vem colaborando para a forte procura", ressalta Marcelo Deu­­ner, gerente da loja. Por enquanto, apenas a motorização 1.0 está disponível. A 1.6 desembarca do México no próximo mês.

O "primeiro popular japonês" do Brasil, como diz o slogan promocional do carro, almeja incomodar os líderes de mercado Volks­­wagen Gol e Fiat Uno. Mas o caminho até lá será longo, considerando o volume mensal de comercialização de 4 a 5 mil unidades previsto pela marca – chega a ser seis vezes menor que o dos concorrentes que estão no topo. É aproximado apenas às vendas do Ford Ka, hoje apenas o quinto no ranking dos modelos de entrada, com média de 5 mil unidades/mês.

Mas vem aí uma nova fábrica da Nissan dentro de dois anos, cuja produção foi anunciada em 200 mil unidades por ano. O March deverá ser o carro-chefe da planta, ou seja, a montadora espera que o compacto não fique estacionado na meta de lançamento. "Com ele vamos formar uma nova base (de clientes) que, conforme for se graduando, vai comprar modelos de níveis acima", afirmou o gerente de marketing da Nissan do Brasil, Tiago Castro.

O March parte de R$ 27.790, enquanto Gol e Uno, considerando a configuração 1.0 quatro por­­tas em suas versões mais atuais, têm preços iniciais de R$ 30.380 e R$ 28.480, respectivamente, e o Celta, de R$ 28.080. O Nissan entrega 74 cv de potência e torque de 10 kgfm – contra 76 cv e 10.6 kgfm do Volkswagen, 75 cv e 9.9 kgfm do Fiat e 78 cv e 9,7 kgfm do Chevrolet. De série, a novidade traz computador de bordo, duplo air bag, banco com ajuste de altura (para o motorista), rodas aro 14 e conta-giros. Acrescentando R$ 700, é possível adicionar desembaçador e limpador traseiro, e calotas, entre ou­­tros itens, que configuram a versão March 1.0 Plus.

Já o 1.0 Confort, com preço de R$ 31.990, adiciona direção elétrica e ar-condicionado ao pacote anterior e o 1.0 S so­­ma ainda travas, espelhos retrovisores e vidros elétricos, subindo para R$ 33.390. O Uno com pacote quase similar custa cerca R$ 33,9 mil e o Gol, R$ 36,7 mil, porém sem o air bag duplo presente de série no Nissan, mas que nos rivais é vendido casado com o ABS e encarece o carro em mais R$ 2,3 mil. Sem contar que a espera para vir de fábrica gira entre 45 e 120 dias. No March, o sistema antitravamento não está disponível nem como opcional – ausência que a marca promete suprir na próxima linha.

Motor 1.6

Completando a família, aparecem os modelos equipados com o motor 1.6 16V, também bicombustível, capaz de gerar até 111 cv e 15,1 kgfm de torque. Mas eles só chegam no mês que vem. A versão 1.6 S, com pacote de itens parecido ao do 1.0 S, sai por R$ 35.890, enquanto o 1.6 SV, com alarme, som 2 DIN e rodas de alumínio aro 15, custa R$ 37.990. Já o 1.6 SR, cheio de detalhes esportivos, será comercializado por R$ 39.900.

Sedã Versa (foto 3)

Na esteira do March virá ainda este ano o sedã Versa, que no mercado externo corresponde à linha Tiida. O três volumes chegará na versão de entrada S, com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades. Com preço abaixo de R$ 36 mil, certamente terá como um dos concorrentes o coirmão Logan, da Renault. Comparando a mesma motorização, o Logan tem preço sugerido a partir de R$ 33,5 mil e espaço interno equivalente (2,6 m de entre-eixos, idêntico ao Toyota Corolla). Outra novidade, mantida em segredo pela Nissan do Brasil, está prevista para chegar com o Versa em novembro.

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