Quanto maior o carro, menos importância o comprador dá ao consumo de combustível. Afinal, ele sabe que é difícil ter um modelo grande que não seja beberrão. Mas a evolução da tecnologia automotiva tem mudado esse relação. Os veículos híbridos são um bom exemplo e encabeçam a lista dos mais econômicos do mercado.
No Brasil, Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid são os campeões quando o assunto é consumo baixo. Mas, em breve o ranking deverá ter um novo líder. A Nissan prepara o lançamento no mercado brasileiro do Kicks e-Power, uma variação híbrida do crossover capaz de rodar 34 km/l de gasolina.
As informações são do site IG, que noticiou uma possível aparição da inédita versão no Salão de São Paulo de 2018 - as vendas começariam no primeiro semestre de 2019.
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Segundo a publicação, o bom desempenho nas vendas do crossover no Brasil motivaram os executivos da montadora, inclusive da matriz japonesa, a viabilizar novos projetos por aqui, entre eles Kicks e-Power e do novo Leaf (100% elétrico) - o Kicks foi o quarto mais vendido do segmento em novembro.
A intenção da Nissan é virar referência no mercado de carros ecológicos no Brasil, segundo revelou Marcos Silva, presidente da montadora no país, ouvido pelo IG no Salão de Tóquio, que termina neste domingo (5).
O segredo para o Kicks e-Power atingir a impressionante marca de 34 km/l está na tecnologia empregada que o diferencia do Prius e Fusion. Os sedãs são equipados com o conjunto convencional de dois motores responsáveis por tracionar os veículos - um propulsor a combustão e outro elétrico.
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A recarga as baterias no sistema elétrico acontecem durante as acelerações ou frenagens. Há híbridos chamados de plug-ins, que podem ser conectados na tomada de energia elétrica para o reabastecimento.
Já a tecnologia e-Power da Nissan utiliza somente o motor elétrico para mover o veículo, enquanto o propulsor a combustão tem a única função de gerar energia ao dispositivo elétrico. Com isso, seu tamanho é reduzido e de baixa cilindrada.
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O sistema já é aplicado no Nissan Note, com motor 1.2 a gasolina. O monovolume compacto do tamanho do Kicks viu as vendas explodirem no Japão depois de adotar a propulsão e-Power. O Kicks, no caso, usaria o motor 1.0 de 3 cilindros do March, o que reduzira bastante os custos e faria a versão ‘verde’ ser vendida a um preço bem competitivo.
Porém, segundo os executivos da Nissan, ainda é preciso ver a possibilidade de adaptar a tecnologia para o motor nacional. Se não for, teria de importar todo o sistema, deixando o Kicks e-Power mais caro.
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