A Nissan enviou um e-mail enigmático para a imprensa automotiva especializada com a frase: "O Carnaval está chegando...". Até aí tudo bem, afinal a marca nipônica será mais uma vez a patrocinadora oficial dos Acadêmicos do Salgueiro no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. O que chama a atenção na postagem é a imagem da dianteira de um carro que, pelo jeito, trata-se do primeiro teaser do SUV compacto Kicks, que a Nissan deverá apresentar até o fim do ano e depois lançar no início de 2016, mirando Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Renault Duster e outros estreantes do segmento, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Na foto, é possível observar apenas parte da grade frontal, capô e farol esquerdo. Os tons vermelho e branco, do Salgueiro e também da marca japonesa, aparecem em detalhes da carroceria e nos confetes que caem sobre o veículo. Mesmo mostrando pouco, é fácil perceber que a frente está bem próxima à do conceito exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, porém, com um conjunto óptico mais próximo do real.
Outro e-mail foi enviado pela marca na última segunda-feira (2) com outro teaser do carro. Desta vez a frente e a traseira aparecem desfocadas. A frase que acompanha a mensagem é: "Nissan vai ser vestir para homenagear a Acadêmicos do Salgueiro e uma das maiores festas de rua do planeta.
É possível até que o modelo apareça durante o desfile da escola de samba carioca, sem identificação da fabricante, uma vez que a exploração de marcas comerciais é proibida durante o desfile. No carnaval do ano passado, o monovolume Versa Note sem o logo da Nissan apareceu sobre um carro alegórico. O modelo, porém, ainda não está previsto para o Brasil.
Produção local
O Kicks tem grande chance de ser produzido na fábrica de Resende (RJ), e também no México, tal qual a Honda fará com o HR-V. A marca admite que o 'suvinho' será fundamental para o crescimento da Nissan no país, que tem meta de abocanhar 3% de participação do mercado neste ano (em 2014 fechou com 2,17%, na nona posição entre as marcas que mais emplacam no país). Em 2016 quer subir para 5% e a médio prazo ser a principal montadora japonesa no país.
A meta ambiciosa começou no ano passado com o lançamento do hatch New March nacional e prossegue ao longo deste ano com o New March três cilindros e as novas gerações do sedã compacto Versa e da picape Frontier, além da apresentação da versão de produção do Kicks.
Nissan Kicks
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião