Chevrolet, Volkswagen e Fiat são as marcas que mais vendem no mercado brasileiro. O trio é responsável por quase metade dos carros novos que saem das concessionárias - 45,44% em 2018.
Mas, curiosamente nenhuma delas é a montadora mais pesquisada no Google pelo internauta. Este posto cabe à Honda, que no ranking de emplacamentos no Brasil ocupa ‘somente’ a oitava posição, com 6,37% da fatia nacional.
>> Onix bate recorde de vendas e atropela rivais; qual é o segredo do sucesso?
A constatação faz parte de um levantamento elaborado nos últimos 12 meses pela seguradora Veygo, que pertence ao grupo Admiral, com sede no Reino Unido.
A empresa usou a maior ferramenta de busca na era da internet para traçar um mapa mundial que revelou quais as marcas automotivas que despertam o maior interesse em cada país. Na imagem que ilustra a matéria é possível conferir o resultado.
>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil
O Google é um dos termômetro mais significativos para avaliar a relevância de uma empresa ou produto em diferentes mercados, que é medida pela quantidade de vezes em que são pesquisados.
No universo automotivo, muitas vezes a procura é por pura curiosidade de fãs interessados em saber mais sobre os carros de seus sonhos. Porém, há consumidores que entram no buscador para colher informações que o ajudem a realizar uma compra.
TOYOTA FEZ VALER A FAMA
Se no Brasil a Honda surpreendeu já que não figura entre as montadoras que mais emplacam veículos no país, no cenário mundial a Toyota confirmou a fama de ser a fabricante que mais desejada no mundo.
Ela liderou as buscas nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e outros 53 países, do total de 171 nações pesquisadas - foram consideradas as 42 das marcas de automóveis mais populares do mundo.
>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
O desempenho da japonesa impressiona, pois nenhum outro fabricante chegou perto. O segundo lugar foi da BMW, mais procurada em 25 países, seguida da Mercedes-Benz, com 23.
Considerando o volume de buscas, a Toyota novamente apareceu no alto do ranking, com 7,8 milhões de pesquisas por mês. Na sequência estão Honda, com 7 milhões, e Ford, 6,4 milhões.
CURIOSIDADES NA BUSCA
O levantamento mostrou ainda que em apenas cinco países a marca local vez valer a sua força no mercado. Na França deu Renault, na Alemanha, Mercedes-Benz, na Suécia quem se destacou foi a Volvo, na Índia a campeã foi a Maruti Sazuki e na Malásia, a Perodua foi a mais buscada.
Também apontou que em 12 países ao redor do mundo, a busca mais intensa é pela marca de carros esportivos Lamborghini.
>> Fiat Uno Turbo deve ganhar releitura em motor 1.3 turbo
Outros sete países adotaram a alternativa ecológica de Elon Musk e sua montadora de carros elétricos Tesla. Entre os quais estão Noruega, Holanda e Hong Kong.
A Veygo já havia feito a pesquisa em 2017 e os resultados foram um pouco diferentes. A Ford ficou com o título de ‘mais pesquisada’, enquanto a Toyota registrou o quarto lugar.
1.º TOYOTA
Na liderança: 53 nações
2.º BMW
Na liderança: 25
3.º MERCEDES-BENZ
Na liderança: 23
4.º HYUNDAI
Na liderança: 16
5.º LAMBORGHINI
Na liderança: 12
6.º VOLKSWAGEN
Na liderança: 7
TESLA
Na liderança: 7
8.º HONDA
Na liderança: 6
>> Veja o levantamento completo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast